Blog > moda-responsavel > Moda
moda-responsavel

Dos bastidores ao produto: conheça nossas práticas de sustentabilidade em loja

Moda, Moda Responsável, Re
Compartilhe:
Dos bastidores ao produto: conheça nossas práticas de sustentabilidade em loja
A trajetória de moda responsável da Renner se fortalece a cada dia e vai muito além da certificação de fornecedores e matérias-primas ecologicamente corretas. Moda responsável também é proteger o bem-estar das pessoas que fazem parte da nossa rede e promover uma arquitetura cada vez mais responsável para nossas lojas, que estão em todo o Brasil, no Uruguai e, em breve, também na Argentina! Já são cinco anos da primeira loja sustentável Renner, em Fortaleza, onde foi implementado um grande projeto de uso racional dos recursos – principalmente água e energia.
A experiência em Fortaleza trouxe resultados tão consistentes que a loja virou modelo de melhores práticas para as novas unidades Renner e para obras em lojas já existentes. Isso é muito impactante, considerando-se que a Renner é a maior rede varejista de moda do País, com mais de 350 unidades físicas, mais toda a estrutura de e-commerce. As políticas adotadas na loja Renner do RioMar Shopping Fortaleza conseguiram resultar numa economia de 60% no uso de água e 20% no consumo de energia para iluminação, e estão sendo disseminadas a lojas de muitas outras cidades.
Nessa obra, a Renner usou um número grande de materiais reciclados e madeira certificada – nas esquadrias, cabides e expositores, por exemplo. Foram escolhidas tintas e adesivos com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis; a coleta seletiva foi seguida criteriosamente na etapa de obra e continua agora, com a loja em operação há cinco anos. A instalação de equipamentos com melhor eficiência energética também contribuiu para a rotina de não despedício (70% das luminárias são de led). E não menos importante, a aplicação de materiais com componente regional foi um dos enfoques nessa obra, contribuindo para o fortalecimento dos negócios locais!
Com essas boas escolhas, a Renner do RioMar Shopping Fortaleza foi a primeira da rede a conseguir o selo LEED GOLD, que atesta o comprometimento da edificação com os princípios da sustentabilidade para a construção civil. Depois disso, a unidade da Rua Domingos de Morais, em São Paulo, e o prédio da sede administrativa, em Porto Alegre, também obtiveram a certificação LEED. É um grande passo para a consolidação dos nossos objetivos em sustentabilidade.
Quando a Renner fortalece sua rede de economia circular e racionaliza o uso de recursos, está criando um círculo poderoso de boas práticas que impactam toda a rede, dos bastidores ao produto em loja. Moda responsável é melhorar nossas escolhas a cada dia: espalhe essa ideia!
Compartilhe: