Responsabilidade de ponta a ponta: conheça nossas práticas na cadeia de fornecimento

21/08/19|MODA RESPONSÁVEL

A cadeia de fornecedores é um ativo precioso para a Renner. Afinal, somos um grupo de varejo de moda – o maior do País –, e não propriamente uma empresa de confecções. Isso significa que a Renner conta com uma extensa rede para abastecer suas 360 lojas em todo o Brasil e no Uruguai.

Atualmente, 100% dos nossos fornecedores nacionais de produtos são certificados pela Associação Brasileira de Varejo Têxtil, a ABVTEX. Por que isso é importante? Trabalhar com parceiros que têm o selo ABVTEX atesta nosso compromisso em monitorar a cadeia de fornecimento e incentivar as melhores práticas de conformidade nos fornecedores e em seus contratados.

Exigir esse selo significa que a Renner, além de praticar a responsabilidade socioambiental, faz questão de se relacionar com empresas que seguem os mesmos princípios, o que passa por cumprir parâmetros de proteção aos direitos humanos e promover iniciativas de combate à precarização do trabalho. Sem contar que essa proximidade com a ABVTEX nos permite participar de fóruns para estarmos sempre alinhados ao setor quando o assunto é a responsabilidade social.

E não é só isso. Você sabia que 65% de nossos produtos são confeccionados por fabricantes nacionais? Consideramos fundamental fomentar a indústria têxtil brasileira. Para a Renner também é essencial garantir a sustentabilidade socioambiental da nossa cadeia de fornecimento. Temos, inclusive, uma área específica para apoiar, monitorar e controlar certificações de qualidade e conformidade dessa produção.

Uma equipe própria de auditores atua diretamente com nossos mais de 600 fornecedores no Brasil e no exterior. As cerca de 4 mil auditorias que fazemos por ano levam em conta avaliações documentais, visitas periódicas aos fornecedores e todo o acompanhamento de segurança, saúde, questões trabalhistas e ambientais. Tudo isso para garantir o cuidado com as pessoas e o meio ambiente em todas as etapas do nosso negócio.

A preocupação com o acompanhamento e aprimoramento de nossa rede de fornecimento é constante. Nesse sentido, ter 100% dos fornecedores certificados por entidades internacionais está entre os compromissos públicos assumidos pela Renner para 2021. As metas incluem ainda contar com 80% dos produtos feitos com matérias-primas e processos de menor impacto ambiental, ter 75% do consumo corporativo de energia gerado por fontes renováveis e reduzir 20% das emissões absolutas de gás carbônico.

Curtiu saber disso? A Renner está atenta a boas práticas de mercado e ao bem-estar das pessoas que fazem as suas roupas. #IssoéRe