Métodos de produtividade

25/09/19|DICAS
E-mail, WhatsApp, Facebook, Instagram, Tinder… são tantas redes sociais que usamos por dia, que permanecer focado no trabalho parece tarefa impossível. Mas com essas dicas de organização do tempo garantimos que dá para encontrar o foco e fazer tudo de importante no dia sem sofrer. Comece a colocar em prática hoje essas técnicas de produtividade.

Matriz de Prioridades: clareando sua visão

Quando usar: se você tem muitas funções e não sabe por onde começar.
 
Como fazer: observe cada tarefa que você tem a fazer e avalie: é importante? É urgente? Posicione-as na matriz conforme o nível de importância considerado. Comece hoje pelas importantes e urgentes, em seguida vá para as importantes, mas não urgentes. Delegue as urgentes, mas não importantes, e esqueça ou deixe para um outro momento as que não são importantes nem urgentes.
 
Por que funciona: ajuda a organizar a mente e identificar onde precisamos atuaprimeiro. Sabendo o que é prioridade, fica mais fácil traçar pequenas metas e separar o tempo para agir nelas.

Kanban: evoluindo nas metas

Quando usar: se está com dificuldade de começar e terminar as tarefas e projetos.
 
Como fazer: em um papel, documento no computador, ou em um quadro, crie três colunas com os títulos: “To Do” (Para Fazer); “Doing” (Fazendo) e “Done” (Feito). Organize as tarefas conforme forem sendo executadas e tenha mais clareza sobre o passo a passo de cada uma.
 
Por que funciona: O Kanban ajuda a organizar qualquer área da vida onde precisamos transformar uma meta (desejo) em ação (tarefa) para nos manter motivados. Assim os grandes planos que geralmente traçamos no começo do ano ou do mês se tornam palpáveis e evoluem!
 

Método Pomodoro: foco e versatilidade

Quando usar: para trabalhar sozinho e focado, intercalando produção com momentos de relaxamento.
 
Como fazer: a ideia é trabalhar em ciclos, com foco total por 25 minutos e descanso por 5 minutos. Nesse intervalo levante da mesa, respire, vá ao banheiro, tome um café, responda mensagem, medite. Recomece focado por mais 25 minutos, sem deixar nada te interromper, e depois relaxe por 5 minutos de novo.
 
Por que funciona: dois ciclos do método Pomodoro usam o total de 1 hora e fazem você aproveitar cada minuto com precisão! Experimente manter essa técnica ao longo do dia enquanto estiver trabalhando sozinho ou em equipe pequena. Você também pode customizar o ciclo variando o tempo de trabalho e pausa.
 
Usando essas dicas apostamos que você vai chegar mais longe no estudo ou no trabalho com muito mais leveza e atenção. Aproveite!