Os benefícios da corrida

24/09/19|BEM ESTAR
Pode não ser novidade para você que corrida faz bem para a saúde, mas será que mesmo sabendo disso você já tentou dar uma corridinha? Começar é mais fácil do que parece e traz benefícios para o corpo e para a mente. Além disso, essa atividade física é acessível e gratuita: basta ir até o parque ou à praia mais próximos e usar suas pernocas - com consciência e estilo, claro!

Como a corrida ajuda na saúde?

Correr ajuda a acelerar o metabolismo: o corpo precisa de energia para se movimentar, e por isso vai queimar mais calorias e gorduras, mesmo depois de você ter terminado o treino. Por isso, é mais importante manter uma regularidade na prática do que correr por horas apenas poucas vezes na semana. Além disso, a corrida fortalece pés, panturrilhas, coxas e quadris e ainda melhora a respiração. Depois de alguns treinos semanais a diferença é logo visível no corpo!

Os benefícios da corrida:

Listamos nossos 5 benefícios preferidos da corrida (existem mais!):
 
_ redução do peso corporal;
_ aumento do condicionamento físico;
_ aumento da capacidade cardiorrespiratória;
_ diminuição do stress;
_ melhora da auto-estima.

Como começar a correr?

Antes de tudo, encare a nova atividade com paciência e respeito pelo seu corpo. Faça um check up médico para saber se está tudo ok. Estabeleça uma rotina para incorporar o treino ao menos 3x por semana e vá se acostumando. Capriche no alongamento antes e depois da corrida para não se machucar. No início, você pode precisar intercalar a caminhada com as passadas mais rápidas, por exemplo, andando por 3 minutos e correndo por 2. Escolha o calçado adequado e, caso sinta algum desconforto além do esforço físico, procure ajuda de um médico.

Dicas extras para deixar sua corrida divertida:

  • Correr em grupo pode ser motivador! Combine com os amigos ou encontre a equipe mais próxima de você se sentir que precisa de apoio e motivação extras;
  • Use apps que controlam o treino e ajudam a medir seus resultados de distância e velocidade, como o Strava e o Runtastic;
  • Capriche na playlist musical com ritmos animados;
  • Teste diferentes percursos e intensidades, variando a velocidade e o tempo;
  • Monte looks com a sua cara, do mais básico ao mais fun, e sinta que a pista é sua!

Conclusão? Correndo você se exercita e se diverte aproveitando os benefícios de uma atividade física sem sentir que está fazendo simplesmente uma ginástica entediante! Ah, lembrando sempre que se hidratar antes e depois do treino é essencial para uma boa performance!