Como o pilates pode te ajudar

18/10/19| EM FORMA

Você está naquela fase de passar o dia sentado e deixar o exercício físico para depois? Pois o Pilates é a ginástica que vai te ajudar a corrigir vícios posturais, te deixar com mais vigor e, ao mesmo tempo, relaxar. Isso porque, nas aulas, somos desafiados a trabalhar força e alongamento, gerando benefícios como mais flexibilidade, tônus muscular, fôlego de dar inveja a corredores e melhora nas dores das costas

Por que o Pilates é conhecido como a ginástica global?

Criado na década de 1920 pelo alemão Joseph Pilates, que estudou e praticou diversos tipos de exercícios físicos diferentes como musculação, yoga, boxe, dança, circo e kung fu, o Pilates é uma ginástica global porque exercita a musculatura do corpo inteiro, diferente da academia, que geralmente foca em um músculo por vez. Além de trabalhar vários músculos juntos, movemos alguns que nem sabíamos que existiam!

Como o Pilates trabalha a força e a flexibilidade?

Nas aulas somos ensinados a focar nos movimentos de contração e força dos músculos, além do alongamento. O Pilates foca também na respiração e no fortalecimento do core, conjunto muscular desde os glúteos até o abdômem. Isso ajuda a acabar com vícios posturais, criando postura ereta, consciência na respiração, equilíbrio no corpo e vigor físico!

Quais os tipos de aulas de Pilates?

Fazendo Pilates com os aparelhos específicos usamos molas que, tanto podem ajudar os movimentos para pessoas com limitações físicas, como dificultá-los, fazendo com que os alunos usem mais força. Já o Pilates no solo é feito apenas com o peso do corpo, o que requer maior controle dos movimentos e músculos. Essa modalidade pode ser intercalada com o uso dos aparelhos, e também ser praticada em qualquer lugar - atualmente existem até aplicativos com dicas de exercícios de Pilates!

Pilates também trabalha a saúde mental

Sim! Joseph Pilates era um grande estudioso do corpo e da mente humana, por isso costumava dizer: “não interessa o que você faz e, sim, como você faz”. Ou seja, a melhor forma de praticar é estar focado no que faz e em seu autocuidado para melhorar a saúde e a autoestima. 

Quem pode fazer Pilates?

Pessoas de qualquer idade ou objetivo podem praticar Pilates, pois é um exercício físico que respeita diferentes corpos e é adaptável às condições do aluno. Crianças, adultos, idosos, grávidas e atletas com ou sem lesão vão encontrar muitos benefícios nesta atividade! 

Como diria Joseph…. “poucos movimentos bem feitos, realizados de forma correta e equilibrada, valem por muitas horas de ginástica.” Então é isso, que tal driblar a preguiça e começar a praticar?

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS