Você conhece ASMR? Descubra a técnica que faz seu cérebro relaxar

18/10/19|BEM-ESTAR

Uma sensação instantânea de bem-estar que relaxa, dá arrepio ou até frio na espinha. Esses são alguns efeitos da ASMR, sigla em inglês que significa "Resposta Meridiana Sensorial Autônoma", mais conhecida como simplesmente uma técnica para relaxar a mente!  Quer saber como usar isso para dormir, controlar a ansiedade ou se concentrar? A gente explica.

O que é ASMR?

Quando está com dificuldade para dormir, você costuma buscar barulhinhos relaxantes, como som de chuva, na internet? Agora pode atualizar esse hábito com o ASMR. Já existem vários canais especializados em criar vídeos com gatilhos em que estimula-se a sensação de relaxamento no espectador, através de sons como vozes sussurrantes, falas pausadas, sopros, mãos tocando o lençol e tesoura cortando. Os fãs desta técnica, que ainda está sendo estudada pela ciência, afirmam que basta dar play antes de dormir e atiçar os ouvidos para começar a sentir os efeitos calmantes. Mas você também pode usá-la quando sentir que precisa desestressar, como por exemplo, antes de uma reunião importante no trabalho.

Por que usar ASMR?

Muitas vezes, do momento em que abrimos os olhos até a hora de dormir, é para ela que olhamos: a telinha do celular! Com você também é assim? Tanta conexão digital pode provocar crise de ansiedade, falta de foco, insônia e, até mesmo, depressão. Por isso, técnicas como ASMR têm feito tanto sucesso, pois nos ajudam a concentrar no momento presente e usar os sentidos para desconectar dos pensamentos, nem que seja por alguns minutos.

Quais os melhores sons de ASMR?

Só testando para saber qual ressoa melhor em você! Mas podemos adiantar que, de acordo com a pesquisa da Universidade Swansea, realizada com homens e mulheres de 18 a 54 anos, os gatilhos preferidos dos usuários de ASMR são:

  • Sussurros (75%)
  • Atenção pessoal (69%)
  • Sons nítidos (como de papel laminado, bater a unha, etc) (64%)
  • Movimentos devagar (53%)
  • Movimentos repetitivos (36%)
  • Sorriso (13%)

E então, pronto para encontrar o seu gatilho e relaxar?

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS