Desvendando os sonhos

31/10/19| COMPORTAMENTO

Já se perguntou o porquê da gente sonhar e, quase sempre, com histórias que não fazem o menor sentido na vida real? Os sonhos trazem mistérios do inconsciente, dramatizando nossas preocupações, interesses, medos, alegrias e desejos. Mas por que será que às vezes sonhamos mais e outras vezes menos? São muitas as perguntas e a tecnologia pode ajudar a esclarecer algumas…

Quais as funções dos sonhos?

Existem várias teorias sobre porque sonhamos e recentes estudos apontam que os sonhos servem para diferentes aspectos. Eles podem nos ajudar a praticar, dormindo, soluções para lidarmos com o que nos ameaça ou amedronta no dia a dia. Podem também, ajudar nosso cérebro a gravar memórias e lembranças do que experimentamos acordados. Além disso, ao sonhar estaríamos aprendendo a lidar com medos do dia a dia em um contexto diferente. 

Três aplicativos para desvendar os sonhos>

Uma boa maneira de interpretar os sonhos, é escrevê-los assim que acordar, para registrar as histórias e identificar padrões. Já existem aplicativos em versão gratuita e paga que funcionam como verdadeiros diários e dicionários dos sonhos. Conheça alguns deles:

Dream Interpretation

Com um design atraente, esse app traz interpretações de três estudiosos, com mais de 10 mil significados para diferentes sonhos. Você pode escrever e salvar as histórias e buscar no dicionário as diferentes leituras possíveis.

Lucidity

Com esse app você pode proteger seu diário com uma senha e salvar seus sonhos com tags e categorias, além de colocar um lembrete de manhã para lembrar de escrever o que sonhou, e um à noite para reler e, quem sabe, seguir o sonho na próxima noite. A versão paga permite gravar áudios e ilustrar os sonhos. 

iDream

Desbloqueie os segredos do seu inconsciente com esse app gratuito que funciona como um dicionário de A a Z, com quase 4 mil insights e ilustrações sobre palavras-chave dos sonhos. Com ele você também monta um diário dos sonhos e compartilha através de e-mail ou mensagem.

3 livros para desvendar os sonhos

Para quem quiser se aprofundar na interpretação do inconsciente, existem diversos livros sobre sonhos com estudos e análises bem interessantes também:

“O oráculo da noite”, de Sidarta Ribeiro 

Com informações da psicanálise, literatura e medicina, o neurocientista Sidarta Ribeiro nos explica a ciência, a história e como extrair significados dos nossos sonhos.

“Por que nós dormimos: a nova ciência do sono e do sonho”, de Matthew Walker

O best-seller reúne os benefícios de dormir oito horas por dia, analisa cientificamente os sonhos, examina transtornos, como a insônia e oferece alternativas para a falta de sono.

“Sonhos Lúcidos”, de Dylan Tuccillo, Jared Zeizel e Thomas Peisel

O livro investiga a arte de vivenciar e modificar os sonhos com consciência e lucidez, no que a ciência chama de "onironáutica".

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS