Diferentes maneiras de fazer café

31/10/19| XÔ ROTINA

Para muitas pessoas, o café acorda, conecta, traz prazer. Por isso, é um dos rituais preferidos dos brasileiros e de muitas outras culturas. Mas qual será o jeito certo de fazer café? É bem verdade que existem vários e, para facilitar sua manhã, hoje nós indicamos três maneiras bem práticas e bem diferentes. E mais: um livro sobre café para quem quer ficar expert no assunto. Então, leia degustando seu cafezinho preferido, seja ele quente, gelado, sem açúcar, com leite...

Dicas importantes para fazer café

Acha que só a máquina de espresso ou a cafeteira elétrica fazem café? Nada disso! Sempre vão existir as maneiras artesanais e que geram menos desperdício. Além disso, sabia que diferentes métodos de fazer café influenciam no sabor final da bebida: É preciso levar em conta a qualidade dos grãos, a quantidade de pó utilizados e também o tempo de preparação. Vem ver como fazer café com filtro de pano, na prensa ou por infusão:

Como fazer café com filtro 

Esse jeito é um dos que mais espalha o aroma do café pela casa. Primeiro, escolha seu filtro: de papel ou de pano - traz lembranças da roça e é mais sustentável, pois é reutilizável. 

Modo de preparo: Encha uma chaleira com água filtrada e leve ao fogo. Coloque o filtro sobre um bule e encha com a quantidade de café - 100 ml de água para cada 10g de pó (1 colher de sopa). Quando a água estiver prestes a ferver desligue o fogo e devagar despeje-a no coador. É importante não deixar a água ferver muito tempo para não cozinhar o pó! 

Como fazer café na prensa francesa

Essa maneira de fazer café preserva a oleosidade do grão e deixa um sabor mais encorpado. Você não gasta filtro descartável, mas precisa ter uma prensa francesa e que o grão seja moído para essa técnica (mais grosso, tipo consistência de sal marinho).

Modo de Preparo: Pré-aqueça a prensa com água filtrada quente. Jogue fora a água e seque o recipiente. Coloque o café moído (8g de pó para 100 ml de água) e adicione água quente sem ter fervido. Tampe e espere de 2 a 4 minutos. Pressione o êmbolo com delicadeza e sirva seu café devagar!

Como fazer café por infusão

O café feito pela infusão é mais aromático e adocicado. Para quem gosta de café gelado (cold brew), essa é a melhor técnica. Nesse processo, o café não tem contato com água quente e fica com menos cafeína.

Modo de preparo: Escolha um grão de café de moagem mais grossa. Misture-o numa proporção de 1 para 4 com água fria. Mexa bem e deixe descansando em um recipiente coberto entre 12h e 18h. Depois passe a mistura pelo coador e beba gelado num dia de verão.

Além dessas técnicas acima, existem muitas outras, como a cafeteira italiana, que prepara um café mais forte através da pressão do vapor de água. 

Livro sobre café para ficar expert no assunto

“Café: um Guia do Apreciador” é um livro sobre café que ressalta o prazer e a importância dessa bebida, além de desvendar hábitos, estudos, pesquisas e receitas de preparo. Escrito por Francisco Alberto Pino e Celso Luis Rodrigues Vegro, o livro também ensina os cuidados para a escolha dos melhores cafés. Perfeito para quem quer tornar esse hábito ainda mais delicioso!

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS