Estudando arte

08/10/19|
A História da Arte, assim como a fotografia, fascina as mentes mais curiosas sobre obras, estilos e artistas diferentes desde a antiguidade até a arte contemporânea. E como entender mais sobre esse universo encantador? Existem diversos livros que podem te ajudar por onde começar. Selecionamos alguns aqui que vão te falar um pouco mais sobre as diversas vertentes da arte.
 
Em 448 páginas, Will Gompertz, famoso editor e autor, faz uma excitante viagem por mais de 150 anos de história da arte, do Impressionismo até a Contemporaneidade, sem cair em definições de ‘bom’ ou ‘ruim’. Assim, esse é um dos melhores livros de arte, dando um tom pessoal e divertido às informações sobre os diferentes tipos de arte e a evolução criativa do homem. Depois dessa leitura, visitar um museu ou galeria vai ficar muito mais interessante!
 
Um dos melhores livros para entender o olhar de 78 artistas contemporâneos de diferentes países contando quais suas obras de arte favoritas, desde o século XV até década de 1960. Assim, o organizador Simon Grant produz em 208 páginas uma história da arte alternativa, contada por artistas como os brasileiros Ernesto Neto e Vik Muniz.
 
Um verdadeiro guia com 1.100 imagens das mais importantes obras de arte de todos os tempos. O autor Stephen Farthing traça um panorama sobre a evolução da história da arte e seus diferentes tipos, como pintura, escultura e performance. É um dos melhores livros porque também traz a cronologia de acontecimentos que ajudam a entender o contexto da época em que as obras foram criadas.
 
A autora Susie Hodge explica como, quando e por que a arte mudou, quem introduziu determinados tipos de arte, o que significaram, onde foram produzidas e porque são importantes na história. Com 244 páginas, esse é um dos melhores livros por ter uma linguagem acessível, sem complicações e ainda trazer ilustrações de 50 obras de arte.