Hora do chá

21/10/19|BEM-ESTAR

Não importa se é inverno ou verão, um chá pode ser bebido quente ou frio para hidratar o corpo e a alma. Mas seus benefícios vão muito além. Existe chá para dor de cabeça, chá para diminuir a ansiedade e até chá para ajudar a emagrecer. Saiba quais são e nossas receitas de chá para cada hora do dia.

Chá verde: curiosidades e benefícios

Combinado com os exercícios físicos corretos, o chá verde acelera o metabolismo na queima de gorduras. Além disso, é desintoxicante, previne problemas cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico e estudos dizem que também previne o câncer.

Quando tomar chá verde?

Com alto teor de cafeína, o chá verde deve ser consumido de manhã, ao acordar, e até 1h antes do almoço. Mas no máximo 3 xícaras por dia, ok?

Receita de chá verde com laranja

Coloque 1 litro de água para aquecer e quando começar a formar bolhas, antes de ferver, apague o fogo e acrescente 10 saquinhos de chá verde. Mantenha em infusão por 10 minutos. Retire e junte o caldo de 1 laranja pera e algumas rodelas da mesma. Beba o chá aquecido ou sirva com gelo.

Chá de hortelã, curiosidades e benefícios

Bem aromático e refrescante, o chá de hortelã auxilia na digestão e combate azias. Também é o chá ideal para dores de cabeça e para aliviar o nariz entupido, bom para casos de gripe ou resfriado com tosse.

Quando tomar chá de hortelã?

O chá de hortelã é indicado para qualquer momento do dia, mas por ter efeito digestivo, é bom tomar um pouco depois do almoço, mas não tome mais de 3 xícaras por dia também.

Receita de chá de hortelã para digestão

Faça esta misturinha mágica: 2 colheres de chá de folhas secas de hortelã-pimenta + 2 colheres de chá de sementes de erva-doce + 2 colheres de chá de folha de erva-cidreira. Coloque-a em uma xícara de chá e encha com água quente, quase fervente. Deixe em infusão durante 10 minutos e coe. Beba quente, de 2 a 3 xícaras por dia, após ou entre as refeições.

Chá de camomila, curiosidades e benefícios

A camomila é uma planta rica em antioxidantes, principalmente a apigenina, que tem efeito calmante e sedativo. Por isso, é o chá para diminuir a ansiedade e insônia, aliviando também a enxaqueca e a cólica. A camomila também é a planta conhecida por efeito clareador de manchas na pele - com compressas frias - e dos fios de cabelo - quando expostos ao sol.

Quando tomar chá de camomila?

Já que o chá de camomila tem efeito relaxante, ele é a bebida ideal para tomar quentinho à noite quando precisamos nos desligar de um dia agitado e dormir bem. Ou gelado ao longo do dia, ou junto com as refeições, para refrescar.

Receita relaxante de chá de camomila

Adicione 2 colheres de chá de flores secas de camomila em 250 ml de água prestes a ferver. Tape e deixe repousando durante cerca de 10 minutos antes de coar. Beba no máximo 3 vezes por dia. Para dar mais soninho, você pode adicionar uma colher de chá de erva-dos-gatos seca.

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS