Meditação guiada: por onde começar

18/10/19| VIDA LEVE

Cada vez mais ouvimos falar de meditação por aí. E isso é ótimo! Diante de tantos estímulos mentais e visuais no dia a dia acelerado em que vivemos, já é possível até usar apps de meditação guiada para aliviar sintomas de estresse e cultivar mais a saúde mental. Mas como começar? Preparamos um be-a-bá que vai tornar o ato de meditar mais simples para você.

// O que é meditação?

A palavra tem origem do latim meditari, que significa “pensar sobre algo, levar em consideração”. Ou seja, meditação não é simplesmente “esvaziar a mente”, mas sim observar sua natureza e seu fluxo, sem julgamentos, para criar mais distanciamento dos pensamentos e emoções. Aos poucos torna-se um hábito prático e acessível para se desconectar do mundo exterior e focar em seu próprio caminho.

// Por que meditar?

Quando seguimos a prática da meditação, criamos mais consciência sobre como nossa mente funciona e passamos a nos identificar cada vez menos com os pensamentos que passam na cabeça ou com as coisas que tiram nosso equilíbrio no dia a dia. Desenvolvemos maior controle diante das nossas ações, emoções e comportamentos. Encaramos a vida com mais clareza e atitude diante do que precisa ser transformado!

 

// Quais os benefícios da meditação?

A prática regular da meditação traz aperfeiçoamento do foco, facilita a regulação das nossas emoções, ajuda a nos conectar com o momento presente, aumenta a sensação de bem-estar (assim como a yoga), diminui a ansiedade, e alivia outros sintomas de estresse.

// Como começar a meditar?

Existem diferentes técnicas e ninguém precisa seguir uma religião ou um guru para começar a meditar. O jeito mais simples é se sentar de uma maneira confortável, deixando a coluna esticada (você pode se apoiar na parede ou usar uma cadeira), fechar os olhos, sentir o seu corpo e a sua respiração. Foque no ar passando pelas narinas ao inalar e ao exalar. Quando algum pensamento vier à mente, observe e deixe ir embora, sem seguir na divagação. Comece com 5 minutos diariamente, e vá aumentando o tempo conforme se sentir confortável.

// Quais os melhores apps de meditação?

Muitos aplicativos ajudam a guiar a meditação e tornar essa prática acessível no dia a dia. Veja os nossos favoritos:

// Headspace:

O aplicativo tem músicas relaxantes, meditações guiadas e técnicas de atenção plena para usar no dia a dia. Ele também pode criar um plano de meditação customizado para seu estilo de vida.

// Calm:

Esse app de meditação guiada tem exercícios de relaxamento, meditação e respiração, além de uma seção específica para crianças. Recentemente, ele lançou uma ferramenta de voz para nos ajudar a dormir, com vozes de famosos contando histórias.

// Aura:

Depois de responder um questionário sobre seu estilo de vida, você recebe um menu de meditações e conteúdo de coaching, com histórias, sons e músicas para melhorar seu humor onde estiver.

// Medite-se:

Focado em iniciantes na meditação, o app pretende tornar você seu próprio guia nessa arte, e com o tempo sua evolução é acompanhada através de conquistas de distintivos.

// 5 minutos:

O app te lembra da hora para meditar e traz meditações simples e curtas que fazem os 5 minutinhos serem deliciosamente focados em você.

Agora é só vestir um look bem confortável, preparar o fone e...relaxar. Boa meditação!

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS