Sem desperdício

18/10/19|MODA

A conscientização das pessoas com o desperdício no dia a dia está se tornando cada vez maior. Novos hábitos e pequenos atos, como evitar o uso de descartáveis ou priorizar peças feitas de tecidos certificados, ou mesmo os maiores, como instalar energia solar em casa, são algumas das formas de incluir a sustentabilidade na sua vida. Para facilitar,  reunimos aqui dicas de produtos que vão te ajudar a evitar o desperdício e seguir cada vez um caminho sustentável.

// Adotar os canudos reutilizáveis

Segundo pesquisa realizada em São Paulo, se cada brasileiro usar um canudo de plástico por dia, no final de um ano teremos consumidos 75 bilhões de canudos! Além disso, estudos apontam que mais de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é de plástico. Como mudar essa realidade? Para reduzir essa quantidade enorme de lixo, já é possível usar seu próprio kit de canudos reutilizáveis, de materiais como vidro, aço ou bambu. Você pode levar os seus para colocar nos drinks que consumir nas praias e festas e ainda emprestar para os amigos. Aos poucos você vai informando mais pessoas e ganhando novos parceiros para mudar esse cenário!

// Leve sua garrafinha

É fundamental manter a hidratação ao longo do dia ou ao praticar atividade física, por isso em vez de ficar consumindo água em garrafas pet, tenha à mão a sua garrafa reutilizável. No trabalho, mantenha também sempre uma caneca a mão para evitar os diversos copinhos plásticos dos cafés ao longo do dia. Em ambos os casos, materiais como aço e vidro são os mais indicados pelos ambientalistas. Mantenha a limpeza dela em dia e use muita vezes com diferentes tipos de bebidas!

// Para uma beleza mais sustentável

É importante também ter atenção ao que colocamos na pele, nos cabelos e na quantidade de resíduos que produzimos. Você pode começar a transformar seus hábitos de beleza escolhendo produtos amigos da natureza  e com embalagens recicladas.

// Sabonetes naturais amigos da pele e do planeta
O sabonete esfoliante da Alchemia, por exemplo, contém 92,6% de ingredientes naturais e seus derivados, evitando microplásticos comuns nesse tipo de produto. Ele não leva nenhum componente de origem animal, é biodegradável e sua etiqueta é de papel semente, que quando plantado vira uma margarida.
 
Em parceria com a Alchemia, nós também criamos um sabonete em barra com embalagem feita a partir das sobras de tecido da confecção, pelas mãos de mulheres que participam do projeto Empreendedoras da Moda, do Instituto Lojas Renner. Assim cada retalho ganha vida nova e vira item para ser colecionado ou para customizar outras peças.
 
// Reciclando seu lixo
Além de dar preferência a produtos que tenham embalagem reciclada, a separação do lixo orgânico do inorgânico já é um passo simples para quem quer colaborar com a reciclagem. Tenha duas lixeirinhas em casa para separar os resíduos e facilitar o trabalho na hora da coleta pelas empresas na sua cidade. Ah, também é possível carregar uma lixeirinha na bolsa e no carro para recolher todo seu lixo gerado ao longo do dia. 
 
Pronto, agora fica mais simples começar a mudança. Vamos nessa?

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS POR E-MAIL