Yoga Time

02/10/19|BEM ESTAR

Quer saber como se exercitar, aprender a meditar e controlar a ansiedade? Então, você precisa experimentar Yoga. A prática nascida na Índia há mais de 5 mil anos tem diferentes modalidades que unem posturas físicas, exercícios de respiração, meditação e filosofia. Por isso, o Yoga vem conquistando cada vez mais adeptos, e se você quer praticar, agora é hora de saber como encontrar a aula perfeita para você!

Lembrando: antes de praticar, hidrate-se e vista seu look mais confortável para ganhar agilidade nos movimentos.

É iniciante? Comece pelo Hatha Yoga!

Esse estilo é considerado a base do Yoga. Com o Hatha o aluno aprende diferentes posturas, criando consciência corporal, alongando o corpo inteiro, trabalhando o foco e se conectando com a respiração. A aula pode ser leve, moderada ou intensa, ou seja, o Hatha Yoga é indicado tanto para aliviar o cansaço como para gerar mais energia.

Quer ser mais disciplinado? Pratique Ashtanga Yoga!

Essa é a modalidade que tradicionalmente equilibra os trabalhos de força e flexibilidade, unindo respiração e movimento. É dividida em séries de posturas fixas, que dão trabalho para avançar. O que importa é manter a atenção na respiração e ter disciplina para se desenvolver na prática. A indicação é fazer a sequência de Ashtanga Yoga de 5 a 6 vezes na semana, exceto dois dias no mês - durante lua nova e lua cheia -, quando as energias estão altas e o risco de se machucar é maior.

Prefere se mexer com fluidez? Aposte no Vinyasa Yoga!

Estilo próximo do Ashtanga, o Vinyasa também ajuda a unir exercício físico com meditação, trabalhando força, flexibilidade, respiração e movimento. Porém, com mais liberdade, pois as séries não têm posturas pré-estabelecidas. Este tipo de yoga é ótimo para quem quer exercitar a criatividade e suar! Depois da aula, que tal criar seu próprio spa em casa para relaxar ainda mais?

Precisa aprender a se acalmar? Conheça o Yin Yoga!

Essa modalidade é baseada no princípio taoísta do Yin Yang, que visa integrar nossas energias complementares, como feminino e masculino, frio e quente. O praticante permanece na mesma postura de 1 a 5 minutos. Yin Yoga é indicado para quem precisa cultivar a paciência, escutar o silêncio interior e trabalhar a flexibilidade.

Deseja despertar sua consciência? Experimente o Kundalini Yoga!

Este método visa elevar a energia pela espinha vertebral, ativando os principais pontos do corpo, os chakras. Para isso, trabalha com exercícios respiratórios (pranayamas), contrações corporais (bhandas), posturas (ásanas), gesticulações (mudras) e palavras cantadas (mantras). Por tudo isso, é uma das práticas que tem mais foco em ensinar como meditar e buscar o equilíbrio emocional, mental e físico.

Seja o estilo que você escolher, lembre-se de que o Yoga é uma ferramenta para abrir o corpo e a mente, desbloquear padrões negativos e liberar potenciais. Quer saber mais dicas de como se cuidar? Veja nossa sugestão para colocar o autocuidado em prática. Namastê!