Como sua rotina de beleza pode ser mais consciente e responsável, por Cristal Muniz

26/11/19|NO RADAR

Manter uma rotina de beleza é o jeito mais eficiente de ter a pele bem cuidada ao longo da vida. O que mais faz a diferença é justamente a rotina e não a quantidade de produtos que a gente usa, por isso eu foco em ter o mínimo de produtos (alguém falou preguiça?), mas que eu consiga usá-los todos os dias.

Ter uma beleza consciente e responsável vai desde entender os ingredientes dos cosméticos e procurar alternativas mais naturais  – e menos suspeitas de serem tóxicas – até uma escolha mais simples e eficaz no dia a dia do uso desses produtos.

Separei alguns passos que acho essenciais pra gente cuidar da pele sem destruir o planeta (o que ninguém quer, não é mesmo?):

1. Ignore as rotinas complexas e siga a que sua pele mais gosta

Os passos básicos pra cuidar do rosto são: limpeza, hidratação e proteção. Se você faz isso todos os dias, não vai precisar de máscaras específicas, muitos produtos diferentes, muitos passos e muitos minutos por dia de cuidados. Achar a rotina que deixe sua pele equilibrada (sem muita oleosidade, nem seca demais e sem inflamações ou irritações) é com o tempo mesmo, testando os produtos e entendendo como ela reage.

  • Limpe com um sabonete hidratante (eu uso de barra porque assim evito a embalagem de plástico dos líquidos).
  • Proteja com um protetor solar, especialmente se você trabalha fora de casa e durante o dia.
  • Hidrate com um hidratante, sérum ou até um óleo vegetal puro que sirva para seu tipo de pele.

Repita a rotina de manhã e antes de dormir (eu só limpo com água a pele de manhã e só passo protetor também de manhã, por motivos óbvios).

Se você tem uma pele mais sensível ou sofre com alguma doença, procure um dermatologista para saber a melhor indicação, porque esses passos podem não ser suficientes.

2. Comece com o que você já tem

Organize todos os seus produtos de beleza e escolha um pra cada etapa da rotina. Use um de cada vez para não desperdiçar os produtos – a vida útil deles conta a partir do momento que abrimos – e também para entender se sua pele se dá bem. Quando a gente usa vários produtos da mesma função, um para cada dia, não deixa os ativos agirem direito nem a pele entender e processar os ingredientes.

Aos poucos, entenda o que funciona melhor e que você pode manter no seu dia a dia. Quanto menos produtos, menos desperdício e menos embalagens.

3. Descarte corretamente as embalagens

Talvez nessa primeira organização você já tenha achado embalagens vazias e produtos vencidos. Não descarte no lixo comum, porque essas embalagens são normalmente especiais e misturam diferentes materiais como plástico, vidro e metal, o que dificulta o processo de reciclagem lá na frente.

Você pode levar todas as embalagens de cosméticos, perfumes, hidratantes e sabonetes para descartar no Coletor EcoEstilo Renner. Todas as lojas têm e você encontra perto da área da perfumaria. A Renner coleta essas embalagens e encaminha para um processo específico de reciclagem, que ajuda a recuperar o máximo do material usado nos frascos.

Agora que você tem todas as informações na mão, é só começar a simplificar e aproveitar o momento do creminho no rosto.

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS