Crianças brincando longe do celular

21/11/19|XÔ ROTINA

Aventura, curiosidade, criatividade e independência são 4 coisas que as crianças aprendem desde cedo. Portanto, não é ideal deixá-las grudadas no celular ou em frente à TV o dia inteiro: criança precisa brincar com outras pessoas também! Seja ao ar livre, ou em casa, montamos um guia com atividades para pais e filhos viverem deliciosos momentos offline. Inspire-se!

Montar um diário

Prepare papel e canetinhas e brinquem de montarem um caderno de recordações. Pode ser das viagens que fizeram ou ainda querem fazer, ou simplesmente um bloco de desenhos. A ideia é incentivá-las a guardarem as boas lembranças e terem o hábito de escrever e desenhar sem olhar para telas.

Construir um castelo

Essa é uma brincadeira para incentivar a imaginação e a capacidade de estruturação da criança. Sugira montarem um castelo ou forte da forma que eles quiserem, pode ser “na montanha”, “num navio”, ou “no meio da floresta”. Em casa ou ao ar livre, deixe elas inventarem o que vai ser construído nos materiais que desejarem.

Testar um novo esporte

Talvez seu pequeno já seja um miniatleta, mas sempre há alguma nova atividade para testar. Desde skate, patinação, bicicleta, escalada, natação, até dança, o importante é deixá-lo curioso por novos movimentos e mostrar que a intenção é experimentar, tentar, e não competir.

Visitar uma fazenda

Colocar a mão na terra, ver os alimentos crescendo e os animais serem alimentados ensina às crianças o valor da natureza e do tempo. Além disso, visitando uma fazendinha, você vai ensinar de onde vem a comida e quais os nomes dos legumes e animais que tanto ajudam nosso dia a dia!

Criar uma horta em casa

Ter uma hortinha em casa vale tanto para quem é expert até para o iniciante no cuidado das plantas, tenha um espaço grande ou pequeno disponível. O importante é mostrar como montar um vaso com as mudas de temperos e os cuidados necessários para fazê-los crescer e se manterem saudáveis. As hortinhas ficam lindas com hortelã, manjericão e alecrim, elementos que depois vão temperar saladas e sopas na nossa mesa.

Planejar a próxima atividade ao ar livre

Deixe a criança expressar sua vontade sobre qual deve ser o próximo passeio ao ar livre. Você pode sugerir um orçamento limite ou definir que serão apenas atividades gratuitas. O legal é ver o que elas querem fazer e como vão aprender a negociar e se preparar para tornar realidade.

COMPRE O LOOK

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS