Libere seu lado artsy

22/11/19|XÔ ROTINA

Desenvolver um hobby artístico é tudo de bom: melhora nossa autoestima, exercita a criatividade e, de quebra, ajuda a relaxar. Para quem quer começar a praticar o desenho, é essencial garantir alguns utensílios básicos de arte, de borrachas a lápis e ferramentas. Veja nossas dicas para liberar seu lado artístico já!

Antes de começar, faça testes

Vá na loja de materiais artísticos mais próxima da sua casa e teste tudo! É sempre bom experimentar algumas marcas antes de tomar sua decisão final sobre qual serão seu caderno e lápis favoritos. Para garantir a melhor qualidade, opte pelos itens categorizados como "Artista" ou "Profissional" na etiqueta, pois são mais eficazes.

Uma dupla de lápis grafite

Achou que já ia começar como mestre dos pincéis? Calma lá! Os lápis podem parecer chatos, mas têm papel fundamental no bom desenho. Para encontrar o seu, pense se você está mais interessado em desenhos técnicos bem detalhados ou se prefere esboços soltos? Um lápis categoria "H" é usado para desenhos leves, enquanto um grau "B" é ideal para capturar sombras.

Um estojo cheio de lápis de cor

Lápis de cor não servem apenas para livros de colorir de crianças ou adultos: eles são também poderosos aliados em despertar a criatividade. Aperfeiçoando a técnica do desenho, você pode ir além criando imagens com cores multifacetadas e dimensão realista. Teste e escolha o seu material, pois os pigmentos podem ser feitos de cera, tipo pastel ou óleo - essa última opção geralmente se move com mais facilidade pela página.

Carvão vegetal para traços rápidos

O carvão é um material liso, porém quebradiço, que pode vir em várias formas, cada uma ideal para um tipo de desenho. O carvão de salgueiro (ou videira) é mais delicado, em tiras longas. Ele pega fácil no papel, sem precisar de muita pressão, por isso é ótimo para esboços gestuais rápidos, por exemplo, quando você quiser traçar o desenho de uma figura em um minuto.

Um sketchbook companheiro

Escolha um caderno de rascunhos do tamanho que você gosta de trabalhar. Se prefere desenhar grande, escolha algo maior que um A4. Mas se prefere miniatura, vá no tamanho menor. Pense para onde você levará seu companheiro de rabiscos: viagens, ônibus, parque? Geralmente é bom que o caderno tenha espiral e caiba confortavelmente na mochila.

O segredo dos detalhes

Além desses itens importantes, existem vários outros que atuam no ‘backstage’ do desenho. Tenha sempre: uma borracha de vinil branca, para não deixar nenhuma marca; um apontador; um tortillon (ferramenta cilíndrica usada para borrar ou misturar as marcas feitas com carvão), lápis de cera e outros materiais. Se for desenhar ao ar livre, leve sua canga para se sentar com conforto, garrafinha d’água e chapéu para se proteger do sol!

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS