Mindfulness para crianças

21/11/19|BEM-ESTAR

A prática de meditação Mindfulness é fundamental para construir mais concentração, calma e empatia. Levar essa sabedoria para as crianças é uma ótima forma de entretê-las e ensiná-las a serem mais tranquilas e conscientes. Aproveite o mês de Outubro e o Dia das Crianças para inserir atividades de Mindfulness para a família toda.

O que é Mindfulness?

Também conhecida como atenção plena, essa prática consiste em direcionar a mente para as sensações do momento presente, tomando consciência de como respira, o que sente, pensa, fala e faz. Qualquer pessoa pode praticar, a qualquer momento do dia. A meditação Mindfulness, então, não é a única forma, já que Mindfulness é um estilo de vida que se expande à alimentação, atividade física e aos relacionamentos. Mas vamos começar por ela!

Benefícios da meditação Mindfulness com crianças

Praticar meditação Mindfulness com os pequenos ajuda a introduzir o autoconhecimento, a percepção de quem são, o que sentem e o que fazem no mundo. Também melhora a atenção, a concentração, e consequentemente a criatividade e a aprendizagem. Ajuda a regular as emoções, a trazer equilíbrio em situações de ansiedade, raiva e tristeza. Também se desenvolve o amor com si mesmo e com os outros, as habilidades sociais, reduzindo a impulsividade e a ansiedade. Além disso, ajuda no sono e na respiração.

Como praticar meditação Mindfulness com crianças

É preciso ter algumas diretrizes para praticar Mindfulness com crianças de forma eficaz, sabendo que os resultados não são instantâneos:

 

1- Defina horários e dias fixos, desenvolvendo a técnica com constância e paciência;

2- Escolha um lugar tranquilo onde não serão interrompidos;

3- Apresente a meditação Mindfulness como uma atividade lúdica, sem certo e errado;

4- Teste algumas atividades e repita as preferidas das crianças;

5- Pratique junto com as crianças e guie as atividades até elas se acostumarem a fazer sozinhas;

6- Ensine a aceitação das emoções para a criança entender que nem todos os dias ou momentos são positivos, cada oportunidade é um aprendizado para amadurecer;

7- Valorize a expressão, mas sem pressionar, pergunte o que a criança sente e explique sobre as diferentes emoções, até ela se sentir confortável e confiar em se expressar.

Ideias para meditação Mindfulness com crianças

Ensinamos aqui três práticas de meditação Mindfulness para fazer com os pequenos a partir de 3 anos:

1- Jogo dos Meteorologistas

Essa brincadeira vai ensinar as crianças a reconhecerem suas emoções relacionando o clima com determinadas emoções, como a tristeza, a raiva ou alegria. Explique que no jogo o sol se conecta com estar alegre, a chuva com estar triste, e o temporal com raiva. Então, peça para que fechem os olhos, respirem fundo e se perguntem: “que tempo faz dentro de mim?”. Proponha outras atividades lúdicas a partir dessa, como desenhar, ou pensar em formas de “virar o tempo”, caso a resposta seja de emoções vistas como negativas.

2- Caminhada da percepção

A meditação Mindfulness para crianças também pode ser feita em movimento. Um exercício bom para quando caminhamos na rua com as crianças, diariamente, é fazer o jogo do: “Eu percebo / eu vejo / eu descubro”. Isso vai despertar a atenção para o que acontece no momento e incentivar a expressão. Por exemplo, comece você afirmando coisas como “eu percebo que um carro está passando”, “eu vejo que uma árvore está à direita “,”eu descubro que na esquina tem um bicicleta estacionada”, e por aí vai.

3- Sentar e respirar

Chame a criança para sentar com você em uma posição confortável, com a coluna reta e de olhos fechados. Comecem fazendo três respirações profundas, percebendo o ar passar nas narinas ao inspirar e expirar. Afirme que não tem um jeito certo de fazer essa meditação, como ela fizer está bom. Diga para colocar a mão sobre o coração e sentir as sensações lá dentro, e que se vier alguma emoção ou pensamento, não julgar, e simplesmente, perceber o que vem e com calma, manter sua mão no coração. Ao final, peça que ela repita, mentalmente, algumas vezes, uma afirmação positiva que você desejar criar.

 

COMPRE O LOOK

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS POR E-MAIL