O que realmente significa bem-estar?

22/11/19|VIDA LEVE

O que é bem-estar para você? Pesquisas apontam que esse é o termo para representar um estilo de vida saudável que vai muito além de só a ausência de doenças. Tem a ver com maximizar o potencial humano. Pode não soar fácil, mas também é menos difícil do que parece. Descubra como desenvolver práticas simples e eficientes que melhoram a sua autoestima e bem-estar

Mitos e verdades sobre bem-estar

Esqueça a ideia de que bem-estar é algo ligado ao luxo. Especialistas explicam que esse conceito busca desenvolver seis áreas da nossa vida: física, emocional, cognitiva (ligado ao conhecimento e aprendizado), social, espiritual e ambiental. E as práticas são possíveis para todo mundo.

Dicas para o bem-estar físico:

A regra é clara - e fácil: mexer o corpo todo dia por 30 minutos (pelo menos) e comer bem. Para isso, vale encarar qualquer tipo de atividade.

Pratique: faça exercícios diariamente, seja caminhada leve ou atividades que demandem um pouco mais, como corrida, yoga, pilates e surfe. Priorize alimentos frescos e não processados e evite fazer dietas restritivas. Pegue sol de manhã e curta um tempo ao ar livre toda semana.

Dicas para o bem-estar emocional:

Sabe aquilo de equilibrar razão e emoção? É importante sim! E também saber ser vulnerável, com consciência das suas qualidades e suas imperfeições, sem medo de se mostrar ao outro, para construir confiança e autoestima saudáveis.

Pratique: se conectar com seus sentimentos, aprender a expressar o que sente, escrever um diário, conversar com amigos. Se precisar, peça ajuda a especialistas, sem vergonha.

Dicas para o bem-estar social:

Assim como precisamos cuidar de nós mesmos, também é essencial dar valor às relações, afinal, nossas conexões importam e ajudam a trazer sensação de felicidade.

Pratique: descobrir seus valores únicos para se conhecer melhor na hora de conquistar e manter relações fortes. Dê atenção aos familiares e amigos, equilibre vida social com trabalho.

Dicas para o bem-estar cognitivo:

Siga seus interesses, foque no que mais quer desenvolver e busque aprender, sempre. Mantenha hobbies e faça cursos para se aperfeiçoar ou descobrir novos prazeres.

Pratique: trabalhe com atenção, eliminando distrações e usando métodos de produtividade que te permitem realizar tudo com mais foco.

Dicas para o bem-estar espiritual:

Ter uma vida espiritual significa ter fé no universo sem precisar, necessariamente, seguir uma religião. O importante é sentir uma conexão com algo maior.

Pratique: cultive uma vida com propósito, esteja aberto aos descobrimentos. Se conecte com um grupo que partilha os mesmos hobbies, seja de meditação ou de trilhas pela natureza.

Dicas para o bem-estar ambiental:

Para aproveitar tudo que temos, precisamos cuidar do nosso entorno. Valorize o espaço que temos no mundo, cuide da natureza e mantenha a cidade limpa. Pratique: monte seu ambiente do jeito que você quer viver: seja reciclando, seja com comida saudável na geladeira, casa arrumada e limpa, com amizades que trazem positividade.

COMPRE O LOOK

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS POR E-MAIL