Pano de cera de abelha na cozinha

01/11/19| COMPORTAMENTO

É muito bom, a cada dia, vermos novas soluções surgindo para a salvar o meio ambiente e temos uma dica para quem curte cozinhar e passar um tempo na cozinha. Os panos de cera de abelha vão te ajudar a utilizar menos plástico e alumínio na cozinha e, de quebra, proteger a receita do almoço de domingo por mais tempo na geladeira. Aprenda por que usar e como fazer esse paninho revolucionário.

Por que usar pano de cera de abelha?

Estamos cada vez mais criando soluções para reduzir o consumo de itens descartáveis, e o pano de cera de abelha substitui o plástico filme e o papel alumínio na hora de proteger os alimentos ao ar livre ou na geladeira. Isso porque a cera de abelha é resistente à água e mantém a hidratação da comida, deixando-a respirar naturalmente. Depois é só lavar, deixar secar e reutilizar por 6 meses a 1 ano.

Como fazer pano de cera de abelha?

O passo a passo é simples, prático e aqui damos todas as dicas para você fazer o seu pano de cera de abelha em casa:

Materiais:

- tesoura zigzag;

- pincel largo;

- tecido de algodão fino (de preferência orgânico para ser mais sustentável). Podem ser sobras ou uma roupa ou pano de prato que já ficou antigo;

- lápis;

- papel manteiga (para ir ao forno);

- forma do tipo assadeira;

- pedaços de cera de abelha;

Modo de fazer:

Com um lápis, meça nos tecidos o tamanho um pouco maior do que os bowls ou potes que você quer usar o paninho para cobrir. Corte em formatos diferentes, usando a tesoura zigzag para evitar que desfiem. Cubra a assadeira com papel manteiga e estique os tecidos sobre ela. Cubra-os com uma camada equilibrada de pedaços de cera de abelha e leve ao forno por 5 a 10 min em temperatura baixa (por volta de 90º). Retire e use o pincel para espalhar a cera derretida uniformemente pelos dois lados do tecido. Tire o pano da travessa e deixe secando em uma superfície mais fria e rígida para a cera endurecer. Espere o paninho esfriar completamente antes de usá-lo.

Que cuidados ter com o pano de cera de abelha?

Para prolongar a vida útil do seu paninho de cera, evite lavar em água quente, embrulhar diretamente carnes, frangos ou peixes (principalmente crus), não levar ao forno ou microondas depois de prontos, e não embalar comidas ou potes ainda quentes.

COMPRE O LOOK