Probióticos e prebióticos

22/11/19|BEM-ESTAR

Está na fase de se preocupar com o bem-estar, criando mais consciência do que faz, come e consome? Uma das boas dicas para alimentação saudável é investir em probióticos e prebióticos, substâncias que ajudam a cuidar do nosso corpo. Já ouviu falar? Entenda como incorporá-las nas receitas do dia a dia.

Probióticos, as bactérias do bem

Probióticos são microrganismos vivos que, em quantidades certas, ajudam na nossa saúde. Eles contribuem para o equilíbrio intestinal, através do desenvolvimento das bactérias benéficas e impedindo a multiplicação das bactérias prejudiciais. Além disso, eles melhoram a digestão da lactose, fazem a absorção nutricional e aumentam a nossa imunidade. Os probióticos mais utilizados são as bactérias lactobacillus e bifidobacterium.

Onde encontrar probióticos?

Os probióticos podem ser encontrados em uma alimentação saudável e equilibrada. Os probióticos estão presentes em muitos tipos de alimentos fermentados, como o iogurte, o kefir (bebida fermentada feita a partir de uma mistura complexa de bactérias e leveduras acrescidas ao leite), kombucha (bebida criada a partir da fermentação do chá adoçado), queijos de pasta dura, pickles e soja.

Prebióticos, os nutrientes eficazes

Já os prebióticos são nutrientes não digeridos, em sua maioria as fibras naturalmente presentes em certos alimentos. Como não são digeridos, nem absorvidos, servem de fermentação para as bactérias benéficas do intestino grosso, e assim estimulam o seu crescimento e atividade, cuidando da regulação intestinal.

Onde encontrar prebióticos?

Os prebióticos são encontrados em cereais, como centeio, cevada e trigo, e em legumes e frutas, como alcachofra, alho, banana, cebola, chicória, aspargo, tomate.

Como consumir probióticos e prebióticos?

Com o hábito de uma alimentação saudável, é possível acrescentar, aos poucos, os alimentos que citamos acima nas suas refeições. Separamos duas receitas rápidas para consumir mais probióticos e prebióticos.

 

Probióticos:

Tomar de café da manhã iogurte com aveia é uma solução simples para incluir mais probióticos na sua vida. A aveia contém fibras que ajudam o intestino a trabalhar.

Prepare um bowl com iogurte natural sem adição de açúcar, farelos de aveia e frutas de sua preferência, como morango, banana ou mamão e misture. Uma opção de café da manhã rápida e natural.

Prebióticos:

A biomassa de banana verde é um prebiótico poderoso e pode ser usada em receitas de bolos, brigadeiros e pães ou qualquer outra substituindo óleo, creme de leite e maionese sem alterar o sabor dos alimentos.

Modo de preparo:

Separe 3 bananas nanicas ainda verdes e duras mantendo-as totalmente envoltas pelas cascas. Higienize as bananas, coloque em uma panela de pressão e cubra com água já fervente. Leve ao fogo alto e, assim que começar a pressão, abaixe o fogo e deixe por mais 8 minutos. Desligue, retire a pressão e remova as bananas com ajuda de um garfo. Descasque e bata em um liquidificador até ficar uma massa espessa. Conserve na geladeira por até 5 dias.

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS