Além do canudo de metal

13/12/19|BEM-ESTAR

Tem vontade de reduzir a sua produção de lixo no dia a dia, mas não sabe por onde começar? A gente te ajuda a ir muito além do canudinho de metal, fazendo pequenas adaptações na sua rotina, buscando mais consciência e adquirindo alguns itens para levar sempre na bolsa e incrementar a sua cozinha.

Use seus produtos até o final

O mais importante para ter em mente é que se você comprou algo novo, você deve usar até o final. Parece um detalhe, mas já pensou em quantos cosméticos, produtos alimentícios e produtos de limpeza você compra e joga fora antes de acabar, desperdiçando não só o conteúdo como a embalagem? Bom, há muitas maneiras de contornar essa situação. Além de aproveitar cada produto “até a última gota”, você pode dar preferência para embalagens inteligentes, que facilitam o uso total, ou melhor ainda, embalagens biodegradáveis. Se a embalagem original quebrar, você pode transferir o conteúdo para um novo recipiente. E, sobretudo, ter a meta de só comprar algo novo depois de acabar o que você já tem em casa.

Adeus sacolas plásticas para tudo

Você provavelmente já tem a sua bolsa de feira ou ecobag, certo? Pois o próximo passo é levar seus próprios saquinhos ou potes de vidros na hora de comprar frutas, verduras e grãos. Podem ser saquinhos feitos de pano, de rede ou mesmo de plástico (se você ainda tem alguns em casa de uma compra anterior). Os potinhos de vidro podem ser embalagens de iogurte, geleia, etc, reutilizados. Também é legal sair da zona de conforto que é comprar tudo de uma vez no mercado e procurar lojas de produtos a granel, que em geral, utilizam muito menos plástico.

Tenha um kit lixo zero

Já parou para contabilizar o número de copos, talheres, guardanapos, entre outros itens descartáveis, que nós gastamos todos os dias? Para solucionar esse problema, muitas pessoas estão montando “kits lixo zero” para levar na bolsa ou deixar no trabalho para a hora do almoço. Os kits são compostos por potes ou copos retráteis, talheres de metal (e às vezes, até palitinhos para comida japonesa), guardanapos de pano, canudinhos de vidro ou metal, e o que mais você quiser.

Ponha a mão na massa

Outro jeito de ajudar o meio ambiente e reduzir o seu impacto é criando alguns produtos de higiene e beleza com ingredientes naturais. E não precisa ser nada complicado! Há muitas receitas e tutoriais na internet ensinado a fazer de desodorante à pasta de dente caseiros, passando por detergentes, cremes hidratantes, shampoos em barra e muito mais.

Compartilhe!

Reaproveitar looks pode ser tão bom para a natureza quanto para sua autoestima e diversão com as amigas. Uma opção é combinar um dia de styling e moda com o seu grupo para juntas pensarem novas formas de usar suas roupas favoritas e, quem sabe, emprestarem peças entre si. Aquele vestido que você já não usa mais pode fazer a diferença no armário da sua amiga!

COMPRE O LOOK

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS