Comidas que você pode cultivar em casa

13/12/19|COMPORTAMENTO

Cultivar alimentos saudáveis em casa pode ser mais fácil do que você imagina, sabia? E além de produzir delícias livres de agrotóxicos ou outros elementos processados e industrializados, é a chance de desenvolver um hobbie e criar uma atividade em família. Saiba três comidinhas que você pode cultivar em casa.

Como cultivar uma hortinha em casa

Ter uma horta em casa é sinônimo de comer temperos, hortaliças e legumes fresquinhos e sem agrotóxicos quando quiser. Você pode desenvolver a horta em vasos, se morar em apartamento, ou num canteiro do jardim, caso tenha uma casa. O importante é o local ter boa iluminação durante o dia e não descuidar da rega. Comece cultivando os temperinhos, como alecrim, manjericão e cebolinha, e depois - se tiver espaço em casa - evolua para legumes, tipo tomatinho cereja.

Por que cultivar kefir em casa?

Já falamos do kefir uma vez aqui, lembra? Ele é uma bebida fermentada feita a partir de uma mistura complexa de bactérias e leveduras acrescidas ao leite, que se reproduz transformando o açúcar do leite, ou seja, a lactose, e é super saudável para o organismo. Para criar o seu, você precisará dos grãos, que pode conseguir através de doação de grupos na internet ou alguma pessoa próxima.

Modo de fazer kefir

Coloque o leite integral de boa qualidade em um recipiente de vidro bem limpo. Adicione cerca de 2 a 4 colheres (sopa) de grãos de Kefir para cada litro de leite. Cubra o vidro com uma gaze bem presa com elástico. Deixe fermentando de 24h a 48h em temperatura ambiente e em local longe de luz. Depois de fermentar, coe os grãos de kefir. Guarde o líquido fermentado em um pote de vidro com tampa na geladeira e use para fazer vitaminas e iogurtes. Em seguida, reutilize os grãos em um recipiente limpo com leite para começar um novo Kefir. Teste diferentes tempos de fermentação e veja qual dá o melhor sabor para você!

Vinagre de maçã caseiro é mais saboroso

O vinagre de maçã é super versátil e usado tanto na culinária, quanto na limpeza da casa ou para fins estéticos (no cabelo ele tem um grande poder de hidratação). A versão caseira é considerada quase um “ouro líquido” por sua pureza e sabor e ele não leva mais que 5 minutos para ser preparado antes do tempo de pausa. E você pode fazer vinagre de outras frutas que mais quiser!

Como fazer vinagre de maçã em casa

Encha ¾ de um pote de vidro limpo com pedaços de 2 maçãs orgânicas. Dissolva 2 colheres de sopa de açúcar orgânico em 2 xícaras de água e despeje sobre as maçãs até cobri-las. Cubra o pote com um filtro de café e prenda com um elástico. Diariamente, cheque se as maçãs estão submersas para garantir que não cresça mofo. Armazene em local escuro à temperatura ambiente. Depois de 3 semanas, coe a maçã e retorne o líquido para o pote. Deixe por mais 4 semanas em ambiente escuro, mexendo todos os dias. Depois, feche o pote com tampa e use o vinagre de maçã como desejar em saladas e temperos!

Curtiu? Agora é mãos à obra...e bom apetite!

COMPRE O LOOK

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS