Da mesa para o corpo

12/12/19|BEM-ESTAR

A onda de construir um estilo de vida cada vez mais sustentável vai muito além de só alimentação. A tendência de levar os alimentos da mesa para o corpo está se fortalecendo e, ao mesmo tempo que a gente reduz o desperdício, produz menos lixo porque prolonga o uso de um item. Que tal aprender algumas dicas e truques para reaproveitar os alimentos? Então, saiba como reaproveitar ou criar novos usos para borra de café e restos de frutas.

Café pode ser multiuso na beleza

O café é um grande aliado no cuidado da pele, pois possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a prevenir o envelhecimento e estimulam a hidratação. Então, depois de fazer seu cafezinho com filtro, prensa ou infusão e degustar a bebida à vontade, reutilize a borra do café para produzir diferentes tipos de tratamentos para o corpo.

Esfoliação com café para cabelos e corpo

Essa misturinha é como se fosse um xampu anti-resíduo, bom para revitalizar o couro cabeludo. Use 1 colher (sopa) de borra de café e 2 colheres (sopa) do seu shampoo preferido. Coloque um pouco de água para diluir e então aplique no banho, com o cabelo ainda sujo. Capriche na automassagem do couro cabeludo, fazendo leves movimentos circulares. Deixe agir por uns minutos, enxágue e siga com a hidratação usando seu condicionador ou máscara preferidos.

A borra de café também pode servir como esfoliante para o corpo e até para o rosto. Basta misturar um pouco do pó usado com azeite ou mel e esfregar suavemente onde você desejar. Esse esfoliante é ótimo para as pernas e glúteos, porque suaviza estrias e melhora a circulação do sangue.

Cascas de frutas como hidratantes

Muitas vezes descascamos algumas frutas e jogamos fora ou não sabemos o que fazer com os restos de cascas. Mas é possível usá-las também em nome da beleza. As cascas de mamão e abacate contém propriedades hidratantes, então experimente esfregar o lado que estava em contato com a polpa no rosto ou calcanhares e cotovelos ressecados, por exemplo. Deixe agir por alguns minutos e enxágue. O mamão é rico em vitamina A e possui uma enzima que evita inflamações, sendo ideal para peles oleosas. O abacate é um antioxidante natural e pode ser passado nos cabelos também. Não à toa existem diversos produtos com a fruta entre seus ingredientes!

Para nécessaire: esfoliantes de origem vegetal

Para ter à mão sempre que precisar ou presentear alguém especial, saiba que várias marcas já estão apostando também nos esfoliantes com elementos naturais. É o caso do esfoliante desodorante corporal da Lola, e do sabonete esfoliante da Alchemia. Eles não usam corantes artificiais e conservantes sintéticos, são aditivados com infusão de flores, especiarias, ervas, frutas e vegetais. Confira algumas sugestões que separamos para você!

COMPRE O LOOK

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS