Lanchinhos anti-cansaço

12/12/19|EM FORMA
Nosso corpo é formado por células que estão diariamente fazendo o melhor para deixar tudo em ordem e nos dar energia. Mas o sucesso desse trabalho depende de como estamos cuidando da nossa saúde, certo? Por isso, se você anda se sentindo cansado o dia todo no trabalho, separe um tempo para respirar, ler nosso post e descobrir o que comer para ter mais energia e aproveitar os benefícios da alimentação saudável.

Como a alimentação influencia nossa produtividade?

Uma alimentação ruim traz más consequências para saúde, como desnutrição, obesidade, deficiências nutricionais, falta de energia e doenças causadas pelo mau funcionamento das células. Isso tudo, aliado ao stress do dia a dia, pode gerar extremo cansaço, muito sono (mesmo se tiver dormido bem…), estafa mental (aquela sensação de não conseguir pensar e produzir mais nada!) e falta de disposição física (pular de treino não gasta energia, hein!). E ninguém quer ficar se sentindo mais fraco e com isso estampado no rosto, né?

Como identificar sintomas da má-alimentação?

Além de notar como anda seu corpo e sua produtividade, e perceber se você está com esses sintomas, é importante fazer mudanças na alimentação e marcar uma consulta com médicos como nutricionista e endocrinologista, que poderão te acompanhar corretamente na recuperação da sua saúde.

Dicas para uma alimentação saudável

Antes de tudo, esteja consciente que nosso corpo está precisando de energia desde o café da manhã, por isso não pule essa refeição, nem muito menos o almoço, o lanche e o jantar. Se organize para comer a cada três horas se tiver fome. Nas refeições, priorize a troca de alimentos refinados por integrais, e que sejam ricos em vitaminas, minerais e fibras. Coma sempre verduras escuras, tipo couve, brócolis, rúcula e espinafre.

O que incluir nos lanchinhos anti-cansaço

Então vamos lá, para se alimentar entre o almoço e o jantar, priorize estes alimentos:

  • frutas ricas em vitamina C e que auxiliam a absorção de ferro como: laranja, morango, mamão, acerola e limão;
  • alimentos fonte de vitaminas do complexo B, como a B1, B2 e B3, que transformam os carboidratos em energia: farelo de aveia, chia, linhaça, ovos, sardinha, folhas verde-escuro, amendoim, nozes, banana, tomate, cenoura, alface, amêndoas e leite;

Receitas de lanchinhos anti-cansaço

Além de consumir as comidinhas de forma fresca, teste essas duas receitas para dar um boost de energia no meio da tarde e volte com a produtividade à toda no trabalho!

Frappuccino Geladinho e Funcional:

Modo de preparo:

Muito fácil: bata todos ingredientes no liquidificador e beba degustando lentamente (com seu canudinho de metal ou vidro)!

 

Pudim de Chia:

Ingredientes da cobertura (opcional):

  • 1 colher de sopa de coco ralado
  • 1/2 banana cortada em rodelas
  • 3 colheres de sopa de mix de frutas vermelhas
  • 1 colher de sopa de nibs de cacau
 

Modo de preparo:

Em uma tigela misture bem o leite de coco e a chia. Deixe descansar por 5 minutos, e misture novamente. Coloque na geladeira por pelo menos 2 horas. Assim, a chia cria um "gel" e forma a consistência de pudim. Quando for servir, monte a cobertura. Consuma imediatamente ou em até 3 dias se conservado na geladeira.

Aproveite e confira alguns acessórios para deixar a sua hora do lanche mais animada e leve e mandar o cansaço pra bem longe!

COMPRE O LOOK

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS POR E-MAIL