Pais e mães de primeira viagem

13/12/19|COMPORTAMENTO

Dizem que quando o primeiro filho chega tudo muda na vida dos novos pais e mães. E é verdade! Como toda grande mudança, essa é repleta de situações novas, junto com todo o amor logo muitas dúvidas aparecem. E tá tudo bem! Afinal não existe receita perfeita ou um manual de instruções que acompanhe o bebê. Separamos dez dicas que podem ajudar a conciliar tarefas, tornando esse momento especial mais potente para as mães e pais de primeira viagem.

1. Crie uma rede de apoio:

Depois de ter um filho você conhecerá novas pessoas: todas com filhos também! Que tal aproveitar para formar um grupo colaborativo com elas? Optar por um sistema de revezamento no qual uma pessoa do grupo assume alguma tarefa de acordo com a sua disponibilidade - como levar os pequenos pra creche pela manhã, ou passar a tarde com eles - pode tornar a rotina mais leve, além de estimular uma convivência de confiança com outras pessoas - sem contar que os pequenos farão novos amigos. Nessa rede de apoio também podem entrar amigos sem filhos, parentes… quem puder ajudar!

2. Conheça essas mães poderosas:

Existem muitas mães inspiradoras por aí, que abordam a questão da maternidade de uma forma saudável, realista, com humor, amor e informação. Sugerimos aqui três perfis de mulheres que inspiram por serem mães (e donas de si): Thais Farage, Lua Barros e Xan Ravelli.  

3. Pai presente:

Foi-se o tempo em que os homens não assumiam responsabilidade na criação dos filhos. Dividir tarefas, tensões e trabalhos relacionados aos cuidados com a casa e com os pequenos faz parte de uma rotina familiar saudável e deve ser estimulada. Afinal, uma treta compartilhada é meia treta, já uma alegria compartilhada é alegria em dobro.

4. Passeie com seu filho:

Muitas mães de primeira viagem relatam que se sentem isoladas nos primeiros meses após a chegada do bebê por passarem muito tempo sozinhas em casa. Quando seu bebê puder sair, faça pequenos passeios por lugares tranquilos, aproveite as primeiras horas do sol, vá a um parque, curta o ar livre.

5. Pequenos rituais mágicos:

Tudo bem, não dá pra estar sempre junto com o seu filho - que tal, então, transformar momentos da rotina - aqueles em que vocês sempre estão juntos - em rituais mais lúdicos e leves? Pode ser a leitura de um livro divertido na hora de ir pra cama, brincadeiras durante o banho, uma música durante o café da manhã, uma sessão de cinema em casa aos finais de semana. Essas celebrações cotidianas passam confiança para as crianças pois elas saberão que você sempre estará presente naqueles momentos especiais que criaram juntos.  

6. Não deixe a roupinha pra depois:

Os bebês e as crianças crescem muito rápido, então aproveite aquelas roupas infantis fofas que você ganhou. Não deixe para usar em uma ocasião especial, já que daqui a pouco elas poderão não caber mais no pimpolho.

7. Cuide de você:

Esse é um lema para a vida, mas que precisa ser relembrado durante a maternidade. Afinal, é tanta transformação e novas responsabilidades que o autocuidado muitas vezes acaba ficando láááá atrás na lista de prioridades. Uma dica é criar rituais dinâmicos de autocuidado que se encaixem na sua nova rotina: pode ser uma meditação guiada, automassagem ou pequenos cuidados afetivos diários de você pra você. Práticas simples, mas que podem fazer toda a diferença na sua autoestima. 

8. Estimule a imaginação das crianças:

Elas são inventivas por natureza e vivem a vida de uma forma lúdica. Adoram usar fantasias, criar personagens, imaginar situações fantásticas. Estimular a criatividade da criança ainda ajuda no processo de aprendizagem e melhora o humor dos pequenos.

9. Aceite suas imperfeições:

Não existe mãe perfeita. Idealizar a parentalidade causa frustração e ansiedade. Faça o seu melhor, busque aprender sempre, tente relaxar sempre que possível mas não esqueça: maternidade real! Todo ser humano é imperfeito e nem sempre as coisas serão como nos contos de fadas - e não tem problema nisso.

10. E, por último, faça tudo com amor…

Não precisa explicar, né? Aproveite em excesso desse ingrediente mágico!

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS