2019: um ano repleto de marcos para a Moda Responsável na Renner

21/01/20|MODA

Em 2019, completamos um ano do selo Re – Moda Responsável, o pilar da Renner que engloba nossas boas práticas no âmbito social, econômico e ambiental. Com os projetos e produtos que levam esse selo, conseguimos minimizar os impactos da nossa atividade na cadeia produtiva da moda e, mais que isso, apresentar no ponto de venda o resultado de nossas pesquisas sobre processos e matérias-primas menos impactantes! Tudo porque acreditamos que as empresas podem ser instrumento para um comportamento mais responsável e engajado. 

O ano passado foi o primeiro em que lançamos continuamente produtos que combinam atributos menos impactantes com muita informação fashion. A cada estação, a Renner ampliou seu compromisso com a moda responsável, trazendo lançamentos com tecidos certificados, fibras recicladas ou biodegradáveis e estampas quimicamente menos agressivas – todos apresentados com o selo Re! Isso faz parte de um compromisso público que assumimos: até 2021, teremos 80% dos produtos sendo feitos com matérias-primas e processos menos impactantes. 

Uma novidade linda que tivemos em 2019 foram as peças inspiradas no encontro do rio com o mar, numa proposta de perfeito caimento, tons pastel e ilustrações aquareladas que traduzem ainda mais a ideia de natureza. Além de toda a informação fashion, essas peças reforçam o nosso compromisso com a moda responsável pelo uso de matérias-primas certificadas e aviamentos feitos com madeira de reflorestamento.  

Na linha de acessórios, a Renner arrasou com muitos lançamentos. Um, em especial, ganhou nosso coração: é a bolsa Apoena, produzida com folha de butiá e feita por artesãs, que aplicam sobras de tecidos no acabamento e devolvem os resíduos à natureza para adubação do solo. O manejo da planta, que está ameaçada de extinção, é feito de modo sustentável, respeitando a sazonalidade da planta para o corte. A estamparia é aplicada diretamente sobre os tecidos num processo que não utiliza água – mais economia de recursos! 

Com essas novidades, você veste moda e ajuda a diminuir a pressão sobre os ecossistemas naturais. E é fácil encontrá-las nas lojas físicas e no e-commerce Renner: todas estão identificadas com o selo Re – Moda Responsável! 

// Todas Avançam Juntas 

No pilar social, o selo Re – Moda Responsável teve mais uma edição do projeto Todas Avançam Juntas, financiado pelo Instituto Lojas Renner com o intuito de apoiar empreendedoras da moda, mulheres refugiadas, mulheres no ciclo do algodão orgânico e outras ações que alimentam um ecossistema inovador e mais consciente na nossa cadeia de fornecimento. Os projetos apoiados em 2019 estiveram alinhados aos diferentes elos da cadeia têxtil. É onde conseguimos unir a geração de valor à construção do nosso objetivo estratégico de ressignificar a indústria da moda. 

Em agosto de 2019, a campanha Todas Avançam Juntas destinou 5% das vendas de uma semana no e-commerce Renner a projetos apoiados pelo Instituto Lojas Renner. Além dessa data pontual, passamos a promover ações periódicas de arrecadação e de engajamento dos clientes para esses projetos. Comunicamos essas ações numa websérie em três episódios sobre empreendedorismo feminino e os avanços da mulher na sociedade. Você pode se inspirar assistindo de novo aqui

// O reconhecimento de nossas ações  

Estamos continuamente analisando o impacto dos produtos Renner e criando soluções em parceria com nossos fornecedores para usarmos mais e mais matérias-primas responsáveis e fechar o ciclo de vida dos produtos, promovendo a economia circular e o descarte adequado dos resíduos. No último ano, assinamos diferentes compromissos socioambientais e recebemos alguns destaques que atestam nossa responsabilidade permanente de sustentabilidade.  

Uma grande notícia de 2019 foi que estamos – mais uma vez – entre as empresas mais sustentáveis do mundo, de acordo com o ranking Dow Jones Sustainability World Index 2019. A Renner foi a única representante brasileira do varejo! É um reconhecimento que muito nos orgulha, porque atesta a consistência dos nossos valores e compromissos de evolução. É a quinta vez que somos mencionados no índice da Dow Jones: em 2014, 2015 e 2016 foi no segmento de mercados emergentes e, desde 2018, na lista mundial.  

Um dos motivos cruciais do nosso avanço nesse índice foi justamente o lançamento do selo Re – Moda Responsável, além de termos reafirmado nosso compromisso com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Princípios de Empoderamento das 
Mulheres (ONU Mulheres). 

Que tal, hein? Podemos dizer que 2019 foi um ano de grandes conquistas para a Renner em todos os nossos projetos voltados a transparência e moda responsável. Nós acreditamos que é possível liderar essa transformação e que o futuro é nosso compromisso de hoje!

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS