Estamos espalhando as premissas Leed para todas as unidades novas e reformas!

05/02/20|NO RADAR
A Renner está sempre atenta e buscando mitigar os impactos socioambientais que são inerentes ao setor da moda, da mesma forma que estão presentes em todos os segmentos produtivos. Em nossa operação, queremos promover estruturas, processos e relações cada vez mais sustentáveis. As fases de construção, reforma e operação são as que mais geram impacto e demandam ações concretas de gerenciamento. Afinal, são quase 600 lojas Renner e uma média de 65 novas lojas e 14 reformas no último ano.
Para minimizar os efeitos de nossas atividades, desde 2014, começamos a introduzir em nossos processos as premissas do Leadership in Energy and Environmental Design (Leed). Trocando em miúdos, Leed é um sistema de certificação e orientação ambiental para construções, que é reconhecido no mundo todo e prevê menor consumo de recursos e descarte de resíduos, desde a fase de obras até o dia a dia da operação. Mais de 160 países reconhecem a certificação Leed e a usam como modelo para construções ambientalmente amigáveis.
Nossa sede administrativa, em Porto Alegre, e as lojas do Shopping Riomar, em Fortaleza, e Domingos de Morais, em São Paulo são construídas nesses padrões. A unidade de Fortaleza foi a primeira a obter o selo LEED Silver, em 2015, e agora e GOLD. Essa obra foi toda pautada por procedimentos modelo em se tratando de materiais utilizados, descarte de resíduos e utilização de água e energia.
********** Além da sede Administrativa, em Porto Alegre, outras duas lojas são construída nesse padrão e certificada com o selo nível Gold (Riomar Fortaleza e Riomar Kennedy). A loja da Domingos de Moraes é nível SILVER.
Além das certificações formais que recebemos, a adoção de premissas Leed para todas as novas lojas e reformas aconteceu a partir de 2014. Foi quando agrupamos todo o aprendizado sobre o sistema e criamos um Manual de Construção e Reforma, estabelecendo conceitos e critérios a serem replicados. As medidas para alcançar os níveis de desempenho que desejamos incluem o aproveitamento de água de chuva, o uso de lâmpadas LED, de madeira certificada, de tintas e adesivos com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis e a coleta seletiva na operação.
Desde então, mais de 102 lojas já foram construídas e 129 reformadas dentro desse padrão. Até o final do ano serão mais 29. (TIRAR ESSA PARTE) Nossa sede, por exemplo, foi inaugurada em 2017 com a promessa de gerar uma economia de água de até 55% a partir do reaproveitamento de água, uso de cisternas e tratamento de águas cinzas. Em 2018, nosso prédio administrativo em Porto Alegre foi reconhecido na categoria Leed Gold.
Lá, também desenvolvemos um Lab de Sustentabilidade, espaço de criação coletiva para estudos sobre produtos com matérias-primas menos impactantes. Tudo isso porque a Renner acredita numa evolução permanente de seus compromissos socioambientais, não apenas na nossa própria operação, mas também estimulando iniciativas na cadeia de fornecedores e nos hábitos de consumo e
descarte dos nossos milhões de clientes.

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS