Há mais tecnologia por trás da sua roupa do que você pensa

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03/02/20|NO RADAR

Talvez você nem perceba, mas anda por aí carregando muita tecnologia colada ao corpo. Sim, são as suas roupas. Mesmo um item básico de vestimenta envolve muita pesquisa e produção para ser confeccionado. Como resultado, a indústria da moda está se tornando cada vez mais tecnológica. 
Na ficção, muitos personagens já usam roupas multifuncionais e a ciência caminha para que isso seja parte também do dia a dia de pessoas comuns, como eu e você. A aposta nesse sentido é o desenvolvimento de tecidos tecnológicos. 

Atletas e praticantes de esportes em geral já se beneficiam das descobertas na área, como a tecnologia dry fit. Ela ajuda a rápida absorção e evaporação do suor, evitando que a pele fique molhada. Com isso, regula-se a temperatura do corpo e o desempenho nas atividades físicas melhora. 

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Este não é o único exemplo da tecnologia aplicada à indústria da moda. Atualmente, já existem tecidos que protegem a pele dos raios UV emitidos pelo sol. O material pode ser usado por pessoas de qualquer faixa etária e é recomendado principalmente para crianças até os 6 meses, visto que elas não devem usar filtro solar devido ao risco de alergias. 

Outra função muito estudada quando o assunto é moda e tecnologia é a questão da adaptabilidade das roupas ao corpo. Se para o esporte essa funcionalidade tem aplicações óbvias, no cotidiano os consumidores também buscam cada vez mais o conforto na hora de se vestir. Pensando nisso, Renner desenvolveu junto com a Lycra uma coleção de jeans com a tecnologia LYCRA® XTRA LIFE.

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É a primeira vez que uma grande varejista aposta nesta tecnologia. O resultado são roupas que permitem realizar qualquer movimento com máximo conforto e perfeito ajuste ao corpo. A rigidez do jeans vai virar coisa do passado. 

Claro que o uso de tecidos tecnológicos ainda tem muito a evoluir. O futuro deve ser das roupas conectadas e os wearables, que poderiam ser traduzidos como gadgets vestíveis, já estão começando a dar as caras no mercado. Camisetas capazes de controlar as funções vitais, conexão com a internet, interação com o usuário: não há limites para a inovação

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