7 dicas essenciais para ter uma boa noite de sono

POWERED BY Logo HypenessLogo Hypeness
06/03/20|BEM-ESTAR
A hora de dormir, para muitos, é o melhor momento do dia. É quando você pode finalmente relaxar e descansar. Porém, para outras pessoas, dormir pode ser uma tarefa difícil. Seja qual for seu caso, é importante saber: os hábitos que cultivamos antes de dormir e o ambiente em que estamos são fatores determinantes para a qualidade do sono.
Vale lembrar também que dormir é mais que o momento de descansar depois de um longo dia de trabalho. Além de te preparar para o dia seguinte, a hora do sono é essencial para a reparação de uma série de funções do organismo, incluindo a síntese de nutrientes e de hormônios importantes, como o do crescimento. 
Mesmo sendo tão importante, as pessoas tendem a continuar repetindo alguns hábitos prejudiciais antes de ir para a cama, o que atrapalha a noite de sono - sendo ainda pior para quem já sofre com insônia. Com algumas medidas simples, porém, é possível criar um ambiente confortável e desenvolver hábitos que melhoram sua noite de sono.
 
Veja abaixo sete dicas essenciais:

Escolha roupas confortáveis

Uma boa noite de sono é aquela que te deixa revigorado no dia seguinte. Para conquistar essa sensação, o primeiro passo é deitar-se com pijamas confortáveis, que não vão te apertar ou machucar à noite. Na Renner, você encontra diferentes estilos de pijamas para deixar a noite de sono ainda mais confortável, no frio ou no calor:

● Short doll e macaquinho de alcinha, ideais para o calor;

● Pijama de manga longa, para dias mais frescos ou frios; Tenha uma rotina de sono Deitar-se fora do quarto, em horários diferentes, não é uma boa prática de sono. Isso porque a falta de uma rotina pode desregular o organismo e o sono, consequentemente. Uma dica, nesse caso, é tentar acordar e finalizar as tarefas em horários parecidos, todos os dias, para acostumar o organismo a um mesmo padrão.

Prepare o ambiente

Tudo influencia a qualidade do seu sono: a temperatura ambiente, o colchão e até mesmo o travesseiro. Portanto, antes de dormir, é importante adequar o ambiente para que você se sinta 100% relaxada. Uma boa prática é investir em difusores e aromatizantes. A linha Alchemia, da Renner, conta com diversos modelos de difusores, bem como com perfumes diferentes para o seu gosto. A fragrância de Jasmin, por exemplo, é indicada para quem aprecia flores. Mas outras opções bem-vindas são:

● Lima de pérsia: para quem gosta do aroma cítrico, o difusor Alchemia Lima de Pérsia é a melhor escolha, pois combina folhas de limão com a essência cítrica da bergamota

● Glamour: essa opção mistura a fragrância da baunilha com a de alecrim, promovendo a sensação de bem-estar e limpeza

● Mandarina: indicada para quem prefere aromas mais leves; Vale ainda diminuir a iluminação do quarto, já que, mesmo com as pálpebras fechadas, a luminosidade impede que o organismo libere melatonina, hormônio responsável pela indução ao sono.

Deixe os eletrônicos de lado

Já foi comprovado que a luz azul, emitida pelos aparelhos eletrônicos como celular, televisão e tablet, prejudica a qualidade do sono. Isso porque a luz estimula a atenção, fazendo com que o cérebro demore mais para “desligar”. Sendo assim, a recomendação para relaxar mais rápido é se desconectar dos eletrônicos, pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Além disso, em caso de insônia, não recorra ao celular. É mais apropriado ler um livro com uma história leve, meditar ou fazer atividades relaxantes.

Evite alimentos e bebidas pesadas

Dormir de barriga cheia não é nada bom. Por isso, à noite, evite alimentos que têm a digestão mais lenta, como carboidratos e gorduras. Bebidas alcoólicas ou à base cafeína, como cerveja, refrigerante, chá preto e café também devem ser evitadas, uma vez que atuam como estimulantes para o cérebro. O ideal é consumi-los, no mínimo, duas horas antes de dormir.

Invista em atividades físicas

A prática regular de atividades físicas oferece muitos benefícios para a saúde, incluindo a melhora na qualidade do sono. E o melhor: apenas 30 minutos diários são suficientes. O ponto de atenção está apenas no horário e na intensidade do exercício, uma vez que, à noite, a agitação pode fazer com que você demore para adormecer.

Aposte na meditação

Uma outra opção para relaxar antes de dormir é meditar. A prática milenar descansa o corpo e a mente, promovendo benefícios como controle glicêmico, redução da ansiedade, alívio de irritações de pele. Para te ajudar nesse caso, comece com poucos minutos diários e vá aumentando aos poucos.

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS