Cuidados importantes ao lavar a roupa: como manter as peças bonitas por mais tempo

30/03/20|BEM-ESTAR
O cuidado e o carinho com as suas roupas favoritas fazem toda a diferença para preservar a cor, a maciez e o aspecto de novo do tecido. No dia a dia, o mais importante é saber como lavar a roupa direitinho de acordo com o tipo de material. Hábitos simples podem ajudar a realizar uma limpeza mais completa sem desgastar as peças e ainda vão evitar que você leve impurezas da rua para dentro de casa. Por isso, vale a pena dedicar um tempo especial para cuidar das roupas que compõem seus looks favoritos e te acompanham em tantos momentos especiais. Separamos dicas valiosas para te ajudar, confira!

Traduzir os símbolos na etiqueta da roupa vai te ajudar na rotina

Toda roupa vem com uma etiqueta com instruções para lavar corretamente a peça. Mesmo que muitas vezes provoquem confusão, na verdade elas existem para ajudar - desde que você saiba o que cada ícone significa. O triângulo, por exemplo, indica que o uso de alvejante é permitido, mas se tiver um X por cima o uso é proibido. A bacia com água indica que a peça pode ser lavada à mão ou na máquina, mas se tiver um traço embaixo é preciso ter cuidado pois se trata de uma peça delicada. O desenho de uma mão na bacia indica que a única opção é lavar à mão, enquanto um número como 50 ou 60 diz respeito à temperatura máxima da água. Para não ter erro, sempre confirme antes de higienizar o look do dia.

Veja mais detalhes no vídeo:

Seda, linho, algodão: saiba como lidar com cada tipo de material

Cada tipo de tecido precisa de um cuidado diferente e isso faz toda a diferença para manter as roupas sempre novinhas e bonitas. Algumas dicas funcionam bem para todos os casos, como separar roupas claras, escuras e coloridas, evitar torcer para não esticar e deixar secar na sombra, mas outras são mais específicas, então vale a pena ficar de olho:

Linho: deixar de molho na água morna com sabão de coco e manusear com delicadeza.

Algodão: o ideal é usar água fria e sabão em pó, porém sem exagero na quantidade para não pesar no tecido.

Peças delicadas, como seda, tricô ou renda: podem ser lavadas à mão com sabão neutro líquido para evitar atrito e preservar melhor o caimento.

Poliéster: não deve ser lavado em água quente, apenas temperaturas frias.

Couro: higienize usando um pano úmido e deixe secar em um ambiente arejado.

Viscose: lavar no ciclo delicado da máquina ou à mão e deixar secar naturalmente, sem máquina secadora.

Biquinis, maiôs e roupas íntimas merecem atenção especial

As roupas íntimas podem ficar escondidas debaixo do look ou serem as estrelas da produção, mas em ambos os casos a regra é clara: todo cuidado é pouco na hora da higienização. Como costumam ser delicadas, com rendas e tecidos mais sensíveis, o mais indicado é lava-las à mão com sabão neutro, água fria e movimentos suaves. Não torça nem esfregue com força para não deformar as peças e não passe a ferro, já que o calor é prejudicial ao material. No caso das roupas de banho, como biquínis e maiôs, as recomendações são as mesmas, especialmente se você vai muito à praia e usa bastante suas peças favoritas.

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS