Top 11 filmes e documentários sobre moda que todo fashion lover precisa ver

31/03/20|MODA
Quem é apaixonado por moda sabe que os filmes são oportunidades únicas de conhecer de perto grandes grifes, nomes icônicos e fenômenos marcantes da indústria. Seja por meio de documentários ou obras de ficção, um bom filme sobre o tema pode ser a melhor pedida para te acompanhar nas noites em casa e estimular sua criatividade, né?

Reunimos 11 dicas de filmes e documentários de moda para adicionar à sua lista que certamente vão fazer você enxergar suas roupas com um novo olhar. Confira!

1. Coco antes de Chanel (2009)

Gabrielle 'Coco' Chanel foi um dos maiores nomes da indústria da moda e suas criações continuam a inspirar milhares de estilistas, produtores e admiradores da grife ao redor do mundo. No entanto, sua jornada até o topo teve muitos altos e baixos. Em "Coco antes de Chanel" (2009), com Audrey Tatou no papel principal, você pode acompanhar os principais momentos dessa caminhada, como a paixão por costura, as noites como cantora de cabaré e as ideias revolucionárias para o vestuário feminino, além de mergulhar também em sua vida pessoal e amorosa. Para quem gosta de figurino de época e quer aprender mais sobre a mulher por trás da lenda, é um filme imperdível!

2. The September Issue (2009)

Durante décadas as revistas foram as principais fontes de informação e inspiração para amantes de moda. Mesmo com a popularização da internet, títulos como Vogue continuam sendo autoridades e referências insubstituíveis para quem é apaixonado pelo tema. A edição de setembro é a mais aguardada do ano porque reúne as principais apostas para a temporada outono/inverno no hemisfério norte, então seu processo de criação é todo especial, desde a seleção de anúncios até a produção de ensaios fotográficos. Em "The September Issue" (2009), você será convidado a acompanhar cada passo dessa jornada até o resultado final sob o olhar atento da então editora-chefe Anna Wintour. Para os leitores e admiradores da Vogue, será um verdadeiro mergulho no universo da mais icônica revista de moda de todos os tempos.

3. Franca: Chaos and Creation (2016)

Você pode não conhecê-la, mas a indústria da moda certamente não seria a mesma sem Franca Sozzani. Durante os quase 30 anos em que foi editora-chefe da Vogue Itália, a jornalista ajudou a popularizar o trabalho de modelos, estilistas, fotógrafos, stylists e muitos outros profissionais que hoje são renomados em todo o mundo, além de levar para o universo da revista temáticas antes pouco exploradas sobre a vida real das mulheres. Em "Franca: Chaos and Creation" (2016), seu filho Francesco Carrozzini relembra alguns dos principais momentos da carreira da mãe por meio de entrevistas com alguns de seus colaboradores e amigos mais próximos. Além de ser um verdadeiro mergulho na história do jornalismo de moda, o documentário também é uma ótima fonte de inspiração para quem gosta de conhecer a trajetória de mulheres poderosas.

4. Saint Laurent (2014)

Até quem não entende muito de moda já ouviu falar em Yves Saint Laurent. Sua grife é adorada ao redor do mundo e seu nome é considerado um dos mais importantes da história da alta costura, mas a vida do estilista nem sempre foi tão simples. O filme Saint Laurent (2014) conta essa história com foco nas décadas de 60 e 70, um período considerado o auge de sua carreira. Com Gaspard Ulliel no papel principal, o longa é uma oportunidade única de conhecer de perto sua personalidade forte, sua mente inquieta e os percalços da época mais conturbada de uma vida transformada em obra de arte.

5. Iris, Uma vida de Estilo (2014)

Mesmo quem a vê de longe sabe que Iris Apfel é uma pessoa especial. Aos 98 anos, ela é dona de um estilo muito peculiar e se tornou ícone de moda por suas produções exuberantes, coloridas e cheias de vida. No documentário "Iris, Uma Vida de Estilo", você pode conferir de perto como ela se tornou uma celebridade já na terceira idade, chegando a inspirar livros e exposições aclamados pelo público. Além de provar que o estilo não tem idade, Iris também oferece muita inspiração para quem gosta de exercitar a criatividade e não vê a hora de montar looks caprichados para se destacar na multidão.

6. Jeremy Scott: The People's Designer (2015)

Com estilo irreverente e coleções inspiradas na cultura pop, Jeremy Scott tem sido o nome por trás do sucesso da grife Moschino nos últimos anos. Suas criações divertidas rapidamente conquistaram o público, mas nem sempre agradaram a crítica especializada. O documentário "Jeremy Scott: The People's Designer" (2015) relembra o início de sua vida, seus primeiros passos na moda e momentos marcantes de sua trajetória, além de contar com a participação de celebridades que são fãs do estilista. Para quem gosta de sair da zona de conforto com os looks, o filme pode ser uma riquíssima fonte de inspiração.

7. Dior e Eu (2014)

Já se perguntou como são desenvolvidas as coleções de alta costura? Em "Dior e Eu" (2014), você pode acompanhar de perto o processo de criação do estilista Raf Simons quando assumiu a direção criativa da Dior em 2012 e teve apenas 8 semanas para produzir um desfile. A grife francesa sempre foi uma referência de estilo feminino e sofisticado, então a nomeação do minimalista Raf para o cargo surpreendeu muitas pessoas na época. No entanto, como é possível ver no documentário, seu trabalho duro, sua criatividade e sua determinação conseguiram tornar inesquecíveis os três anos que passou à frente da marca.

8. Unzipped (1995)

Nos grandes desfiles de moda, as modelos muitas vezes chamam tanta atenção quanto as roupas. Em Unzipped (1995), você confere como o estilista Isaac Mizrahi desenvolveu uma apresentação icônica com a colaboração de algumas das principais top models da história. Após uma temporada de muitas críticas, ele precisou criar uma coleção que trouxesse sua grife de volta ao topo, e a participação das estrelas na passarela e nos bastidores fez toda a diferença nesse processo. Se você sempre quis saber o que rola de verdade por trás dos principais desfiles do mundo, esse documentário é sua oportunidade de olhar pelo buraco da fechadura.

9. Diana Vreeland: O Olhar tem que Viajar (2011)

Não é só a criatividade dos estilistas que faz história no mundo da moda; as mentes por trás das revistas podem ser igualmente impactantes. Ao longo de quase 40 anos de carreira, Diana Vreeland foi uma prova irrefutável disso. Com personalidade forte, espírito inovador e uma paixão intensa pelas artes, ela fez história na Harper's Bazaar e levou a Vogue onde ninguém imaginava que chegaria. Seu olhar único é homenageado em "Diana Vreeland: The Eye Has to Travel (2011)", um documentário que relembra seu início como bailarina, sua mudança da Europa para a América e o que fez dela um fenômeno do jornalismo de moda.

10. Valentino: O Último Imperador (2008)

Mergulhe no mundo de humor, emoção e glamour de Valentino, um dos maiores designers de todos os tempos, com "Valentino: O Último Imperador" (2008). O documentário acompanha um ano na vida do estilista, cobrindo a criação de coleções, as reviravoltas nos negócios, lembranças de sua longa carreira e um pouco de sua vida pessoal. O filme mostra o lado humano e o profissional do ícone, resultando em uma hora e meia de inspiração, risadas e cenas inesquecíveis de uma lenda viva da moda.

11. Mademoiselle C (2013)

Depois de dez anos à frente da Vogue francesa, Carine Roitfeld fundou a própria revista, CR Fashion Book, para materializar sua visão única da moda. O documentário "Mademoiselle C" (2013) acompanha os detalhes desse processo, incluindo altos e baixos, muita correria e momentos de puro glamour. O filme conta com depoimentos de grandes estilistas, fotógrafos e outros profissionais que já colaboraram com a editora ao longo dos anos, então consegue mostrar de forma bem completa como é na prática a vida de uma importante jornalista de moda, a produção de sessões de fotos e a criação de uma revista que, em menos de uma década, já é uma das mais respeitadas do ramo.

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS POR E-MAIL