DIY: como fazer peças tie dye

24/04/20|MODA

As roupas tie dye são uma aposta certeira para quem gosta de um estilo despojado e moderno. A mistura de cores com efeito desbotado confere um ar casual e jovial a qualquer produção, então pode ser incorporada ao look sempre que você quiser dar um toque extra de atitude ao visual. Para chegar nesse resultado, o segredo é fazer amarrações na peça antes de pintá-la para criar efeitos especiais, e existem dezenas de formas diferentes de personalizar suas criações. Que tal aproveitar o tempo em casa para testar algumas técnicas diferentes? Reunimos tudo que você precisa saber para fazer roupas tie dye exclusivas e cheias de personalidade. Confira!

Como amarrar a roupa para criar um efeito tie dye

O que determina o resultado do tie dye é a forma como você amarra a peça de roupa antes de aplicar a tinta. Usando elásticos ou barbantes, você pode prender a blusa, a calça ou qualquer outra peça de formas diferentes para gerar desenhos variados. As partes cobertas pelas amarrações ficam na cor original, então é ao redor delas que as tintas serão aplicadas. Para criar um efeito de espiral, por exemplo, você deve torcer a peça pelo centro até enrolar por inteiro, como um caracol, depois prender com 3 ou 4 elásticos cruzando no centro. Aqui no nosso vídeo você vê um passo a passo detalhado de como fazer as técnicas do tie dye em espiral e espiral invertido

Já para criar manchas mais espalhadas e abstratas, a dica é amassar a peça com as mãos e prender os elásticos aleatoriamente. Para criar círculos encaixados um dentro do outro, puxe o centro da peça para cima, prenda, depois adicione outro elástico alguns centímetros para trás, depois outro um pouco mais afastado e assim por diante. No entanto, vale lembrar que essas são apenas algumas ideias mais populares; você pode experimentar da forma que preferir para conseguir resultados personalizados.

Como fazer o efeito tie dye em jeans, blusas e outras roupas

Para colorir roupas no estilo tie dye, o primeiro passo é escolher a peça certa. É importante que ela seja lisa e branca, e os melhores materiais são algodão, seda e lã; outros tecidos podem não reter os pigmentos tão bem. Quanto às tintas, as cores ficam a seu critério, mas elas precisam ser próprias para tecido para que não desbotem. Também é importante que elas sejam bem líquidas e armazenadas em garrafinhas com bico para facilitar a aplicação exatamente onde você deseja. Algumas fórmulas para tie dye vêm em pó para serem misturadas com água fervendo, mas tem quem prefira diluir uma tinta de tecido tradicional, então siga cuidadosamente as instruções da embalagem dependendo do que preferir.

Se você preferir criar efeitos esbranquiçados em peças de roupa coloridas, deve usar água sanitária diluída em água em vez de tintas para criar o efeito desbotado. Quanto mais água utilizar, mais suave será o resultado, então leve isso em consideração na hora de preparar a mistura.

Para a pintura, comece amarrando a peça da forma que desejar e umedeça usando um borrifador com água. Em seguida, deposite uma cor em cada divisória criada pelos elásticos - você pode usar quantas quiser e intercalar da forma que preferir para criar efeitos únicos e diversificados. No caso do tie dye com água sanitária, basta derramá-la nas áreas em que desejar. Ao terminar, enrole cada peça em filme plástico e deixe descansar por um período de 6 a 8h ou até que sequem. Ao final dessa pausa, desamarre os elásticos e lave com água até ela sair limpa. Por fim, lave normalmente na máquina e depois deixe secar. O resultado será uma roupa novinha em folha e exclusiva para compor looks muito mais estilosos.

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS POR E-MAIL