Massagem facial: como fazer e que produtos usar

18/04/20|BEM-ESTAR

A massagem facial é um ótimo hábito para incorporar à rotina de beleza porque pode melhorar tanto a aparência quanto a saúde da pele. Em apenas alguns minutos, os movimentos certos podem reduzir o inchaço e a retenção de líquidos e liberar a tensão criada nos músculos ao longo do dia, além de conferirem mais luminosidade e maciez ao rosto. Mesmo quem não tem prática pode aprender algumas técnicas simples para repetir ao acordar, após o banho, enquanto assiste um filme ou antes de dormir. Reunimos dicas práticas e eficazes para te ajudar a fazer uma massagem facial relaxante e revigorante sem sair de casa. Confira!

Limpeza da pele e das mãos é o primeiro passo da massagem facial

Lavar o rosto é a primeira etapa de qualquer ritual de massagem facial. Afinal, é preciso que a pele esteja bem limpinha e sem resíduos para ter bons resultados. Se estiver usando maquiagem, umedeça um algodão com uma água micelar e passe por todo o rosto, depois lave com um sabonete facial e enxágue. Aproveite para lavar bem as mãos, o que vai evitar que você transfira oleosidade e impurezas para o rosto. Por fim, seque com uma toalha fofinha dando leves batidas, sem esfregar para não causar sensibilidade.

Os melhores produtos para preparação da pele antes da massagem

Após a limpeza, é preciso preparar o rosto para a massagem. Para que as mãos possam deslizar sem fazer atrito, é importante usar um produto mais emoliente e hidratante, como um sérum, um óleo ou um creme facial, que também será responsável por nutrir a pele durante todo o ritual. Por isso, fique de olho nos ativos e benefícios de cada fórmula antes de escolher qual aplicar. Algumas têm ação firmadora e antienvelhecimento, enquanto outras são mais focadas na hidratação e na luminosidade. Seja qual for a sua preferência, lembre-se de usar sempre produtos próprios para o rosto e que sejam compatíveis com o seu tipo de pele.

Movimentos para fazer massagem facial em casa

Para começar a massagem, espalhe o produto com as palmas das mãos abertas dando leves toques. Em seguida, massageie do pescoço para cima ainda com as mãos abertas, deslizando uma logo após a outra. Isso vai ajudar a pele a absorver os ativos dos produtos usados, além de espalhar melhor a fórmula por toda a pele. Os movimentos seguintes vão depender do seu objetivo com a massagem, mas no geral a dica é sempre ter delicadeza e não apertar com força demais. Experimente fechar as mãos e usar os nós dos dedos para fazer movimentos circulares do maxilar para cima com uma pressão suave. Outra boa opção é usar as pontas dos dedos e deslizar do queixo para as orelhas simultaneamente dos dois lados do rosto. Em seguida, junte os dedos das duas mãos no centro da testa e deslize ambas em direção às têmporas para aliviar a tensão na região. Posicione o dedão debaixo do queixo e dedo indicador dobrado por cima e pressione levemente o contorno do maxilar, em direção às orelhas. Depois, use a ponta do dedos para pressionar levemente as laterais do nariz e deslize do centro para fora na área abaixo dos olhos. Repita o movimento abaixo das maçãs do rosto e depois abaixo do queixo. Cada movimento pode ser repetido por períodos de 10 a 60 segundos em média, dependendo da sua disposição. Ao final, seu semblante será de tranquilidade e relaxamento, com toque sedoso e aspecto luminoso.

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS POR E-MAIL