COLAGEM: POR ONDE COMEÇAR?

21/05/20|BEM-ESTAR

A arte é para todos – não tem sido ótimo descobrir isso? Nas nossas comemorações do Dia do Museu, convidamos você a se expressar através daquele lado super criativo que habita dentro de cada pessoa. Gostou da ideia, mas não sabe por onde começar? Por isso estamos aqui: para ajudar você a dar um start e criar algo inspirado nas suas vivências, com as suas inspirações e referências. 

Pode parecer difícil, mas é só deixar fluir a imaginação (parece papo para incentivar as crianças? Sim, todo mundo, independentemente da idade, precisa de um empurrãozinho!). E a Fundação Iberê Camargo disponibilizou uma arte linda para te ajudar. É uma ilustração da obra Rusti para colorir. Pode imprimir para pintar ou – seguindo nossas dicas – completar com colagens. Também pode fazer isso digitalmente e até colocar uns emojis! 

Bora começar a criar? Abaixo, os passos do nosso tutorial para fazer colagem. Mas não esquece de deixar fluir à sua maneira, com seu toque pessoal, combinado?

 

// SEPARE TODO MATERIAL PARA INSPIRAÇÃO:

Hora de procurar revistas, jornais e até fotos pela casa para recortar desenhos, frases, ilustrações ou o que chamar a sua atenção. A busca por inspirações e referências começa por aqui, então procure por recortes que reflitam a sua personalidade.

// MONTE UM FUNDO PARA SUA TELA + PALETA DE CORES:

Pode ser com folhagens, por exemplo. É sempre legal dar uma texturizada na sua colagem antes de começar a se aventurar nas sobreposições. O mesmo vale para as cores! Uma forma de deixar tudo mais harmônico é apostar em uma paleta comum para os recortes, assim fica mais fácil escolher o que combina.  

// QUAL O TEMA?

Você quer brincar com sorrisos, cores, flores, palavras, figuras, formatos? Vai ser ótimo eleger um recorte central para a sua colagem e, a partir disso, criar contextos e formas ao redor. Isso não é uma regra, ok? Dá pra ir misturando e ver o que mais funciona, mas esse caminho pode facilitar.

// AVENTURE-SE PELO MUNDO ONLINE:

Existem muitos aplicativos e vídeos online que ajudam na hora de fazer sua colagem ou possibilitam que você faça tudo pela tela do celular. O legal aqui é que dá pra se divertir usando emojis e a disponibilidade de imagens é quase infinita!

// NÃO TENHA MEDO DE ERRAR:

Até porque esse conceito não existe aqui, tá? Claro, você pode aprimorar a sua técnica e conhecer mais formas de se expressar através da sua arte, mas o processo até lá também é super importante. Tenha paciência e curta muito o seu caminho de aprendizado.

// USE A SUA ARTE:

Que tal emoldurar aquela colagem que mais deixar você orgulhosa? Cole uma parede, faça um quadro! Aprecie o processo e, claro, o resultado. Isso pode inspirar seus amigos a fazer colagens também! 

Você sabia que colagem também é uma técnica usada como forma de arteterapia? Ou seja, aproveite esse tempo para se conectar com você e para relaxar. Viva a arte <3 

#RennerCultural

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS