Ensinamentos do ioga que podemos trazer para nossas vidas

23/06/20|MODA

Tempos difíceis pedem um novo olhar para a vida. Dia 21 de junho é o Dia Internacional do Ioga, e, mais do que nunca, podemos nos inspirar nessa prática milenar para trazer alguma luz para o momento que vivemos.

O ioga é uma filosofia que partiu da Índia para o mundo e vai muito além das posturas corporais. É uma atividade voltada à plenitude do corpo, mente e alma. Trocando em miúdos, é uma prática física, mental e espiritual que podemos incorporar à nossa vida cotidiana para o desenvolvimento do equilíbrio interior.

Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, o ioga é um excelente exercício físico de baixo impacto e, muito além disso, um mergulho para dentro de si, que impulsiona ao verdadeiro autoconhecimento.

Mais que roupas amigáveis para o meio ambiente, Re também é sobre fazer boas escolhas. Os ensinamentos do ioga a seguir são universais e servem a qualquer um de nós como uma escolha de paz: inspire, expire e boa leitura!

Viver o tempo presente

Tudo que se aprende no ioga é para a vida. Nossos pensamentos variam, na maior parte do tempo, entre o passado e o futuro. Mas na verdade, o que temos é o agora. Direcionar a mente para o presente diminui, pouco a pouco, os pensamentos fugazes e a ansiedade que vem disso. A atenção focada é um dos primeiros ensinamentos do ioga que podemos transpor da sala de aula para o nosso cotidiano.

Respirar com consciência

A respiração consciente é uma forma poderosa e eficiente de nos conectarmos com o aqui e o agora. Para respirar com toda a nossa capacidade pulmonar, podemos usar uma das técnicas de respiração do ioga – a respiração baixa ou abdominal: ar pra dentro, barriga pra fora; ar pra fora, barriga pra dentro. Você já viu como um bebê respira? É exatamente dessa forma. Mas com o tempo desaprendemos a utilizar toda nossa capacidade e acabamos respirando na maior parte das vezes com o tórax, deixando de respirar de maneira mais profunda e absorvendo menos oxigênio. Quando controlamos nossa respiração, conseguimos nos acalmar, diminuir a ansiedade e o estresse, o que é fundamental para nossa saúde mental.

Ser flexível e estável

Ser flexível é um conceito que se estende do corpo para a mente. Em ioga, primeiro trabalhamos a flexibilidade física e depois estendemos esse conceito também para nossos pensamentos. O mesmo vale para a estabilidade: primeiro trabalha-se nas aulas de ioga, e aí, então, podemos aplicar essa qualidade em nossas vidas. Nestes tempos de crise, é importante a capacidade de nos adaptarmos quando as coisas não saem como planejadas.

Aprender é uma constância

Estamos em aprendizado constante, e sempre há o que evoluir para nos tornarmos pessoas melhores. O ioga fala muito sobre ser humilde e ter a intenção de aprender. Se pensarmos bem, isso se aplica a qualquer área e circunstância de nossas vidas. O eterno aprendiz sempre está aberto a novos encontros, experiências e – por que não – decepções. Viver é aprender!

Esses ensinamentos do ioga podem estimular você a se descobrir como um novo praticante. Existe uma infinidade de escolas com aulas online e até mesmo vídeos gratuitos na internet. Se a gente já despertou em você essa vontade, siga a sua intuição e emane ainda mais energias boas para o mundo com esses looks Re – Moda Responsável.

Esse selo está presente em nossas roupas feitas com matérias-primas menos impactantes: materiais biodegradáveis, regenerados ou reciclados. Que tal essas peças?

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS POR E-MAIL