Guia do sutiã: modelos para todos os tipos de corpo

Talvez você ainda não saiba qual o sutiã ideal para o seu corpo – um que leve em conta o tamanho e o formato dos seus seios. Mas sabia que esse conhecimento é muito importante? E por motivos que vão bem além da estética. Afinal, já calculou quantas horas você passa usando a peça? Muitas. Faz todo sentido, então, escolher o modelo mais adequado. Para isso, preparamos um material especial <3

E se você quiser saber ainda mais, temos uma página exclusiva para falar sobre o tema: guia do sutiã

Vamos começar escolhendo o sutiã de acordo com o formato dos seus seios. Depois, falaremos sobre as inúmeras possibilidades de fits que os sutiãs possuem. Acredite, são muitas as possibilidades! Você pode até ficar um pouco confusa no início, mas siga conosco porque a ideia é descomplicar a informação. Vem ver os melhores modelos e celebrar a diversidade do corpo feminino:

>>> Já dá pra dizer que os sutiãs são uma das peças mais democráticas do guarda-roupa feminino: variados estilos, tamanhos, modelos e possibilidades! E tem mais modelos que merecem destaque:

Nadador:

melhor para seios pequenos a médios. O sutiã nadador é ideal para ser utilizado com regatas e blusas cavadas nas costas, pois as suas alças são posicionadas de forma a não aparecer.

Cobertura: Baixa (varia conforme o modelo)

Sustentação: Baixa a média (varia conforme o modelo)

Invisível:

melhor para seios pequenos a médios. O sutiã invisível é perfeito para o uso de roupas decotadas e costas nuas, pois possui um adesivo que faz a peça aderir à pele, sem aparecer.

Cobertura: Baixa

Sustentação: Baixa

 

Bandeau:

melhor para seios pequenos a médios que não necessitam de sustentação. O bandeau (ou top faixa) não possui alças nem aros, e pode ou não ter bojo. Alguns modelos possuem uma aplicação interna de silicone que mantém a peça no lugar.

Cobertura: Alta

Sustentação: Baixa

Sutiã sem alça:

perfeito para usar com roupas que deixam os ombros à mostra, porque possui alças removíveis – independentemente do tamanho dos seios. Para mais suporte, procure modelos com aro e com as laterais largas.

Cobertura: Média (varia conforme o modelo escolhido)

Sustentação: Média

>>> Para finalizar, existem detalhes de cada peça que você precisa dar atenção ao escolher o modelo ideal. Eles ajudam o sutiã a encaixar perfeitamente no corpo, deixando-a bem ajustada e posicionada.

COSTAS: a sustentação do sutiã depende desse ajuste. As costas da peça devem ficar na horizontal, se estendendo da linha abaixo do seio até o fechamento traseiro, de forma reta e paralela ao chão. Se a parte traseira subir, o busto tende a puxar para baixo e o sutiã não entrega a sustentação necessária, podendo machucar os ombros e marcar lugares indesejados. Se a peça estiver muito apertada, você deve procurar um sutiã maior ou um acessório extensor de fecho para costas largas.

ALÇAS: para garantir o suporte ideal, as alças devem estar ajustadas de uma forma firme e confortável. Elas não devem ficar frouxas demais, pois assim ficam caindo sobre os ombros; nem muito apertadas, pois marcam os ombros. A maior parte da sustentação deve estar na base da peça, não nas alças.

BASE: para usar a peça corretamente, a parte central da base do sutiã deve ficar encostada no tórax, e você não deve conseguir puxá-la facilmente para longe do corpo. Para verificar o ajuste, vista o sutiã e solte as alças dos ombros, deixando a peça presa apenas nas costas. Caso o sutiã permaneça no lugar, sucesso: o tamanho está correto!

AROS: muita atenção nessa etapa, tá? Caso o seu sutiã escolhido possua aros, você deve conferir se eles ficam posicionados ao redor da mama, não sobre ela. Para um encaixe perfeito, é só puxar seus seios para cima e para o centro após vestir a peça.

BOJOS/COPAS: modelos com bojo ajudam a modelar os seios, mas, para isso, é essencial que eles vistam corretamente. Observe se a taça divide, achata ou deixa o seio escapando, também se os bojos ficam folgados e seu seio fica distante da taça. Se sim, procure outra numeração.

Pronto, agora você já está pronta para escolher o sutiã perfeito para o seu tipo de corpo e para o formato dos seus seios. Ah, sem esquecer que existem variações de estilo para cada modelo, como os básicos, os sexy… Divirta-se!