Jeans reciclado: aposte nessa escolha responsável!

22/07/20|MODA
     

A Renner acaba de lançar uma coleção cápsula maravilhosa de Re Jeans, nossa linha feita com jeans reciclado. Ela representa um marco da nossa evolução na moda responsável, pois, atualmente, 75% dos nossos jeans já têm atributos menos impactantes, como baixo consumo de água e uso de matéria-prima certificada. Até 2021 trabalhamos para que todos nossos jeans sejam Re Jeans!

São calças, shorts, blusas e vestidos feitos com as sobras de outros jeans da cadeia da própria Renner. Com isso, os tecidos que sobram do corte de peças novas são reaproveitados, evitando lixo têxtil e o desperdício. E tem mais! Além da reciclagem dos fios, a coleção tem baixo consumo de água em sua confecção, aviamentos mais sustentáveis e menor utilização de produtos químicos.

Criamos toda uma metodologia para calcular a quantia de água empregada em cada peça ao longo da confecção e do acabamento. De acordo com esse levantamento, em comparação com um jeans normal, uma peça Re Jeans tem menos 45% de impacto ambiental em todo o seu ciclo de vida e menos 44% de consumo de água.

Estamos orgulhosos por conseguir atestar em números as características sustentáveis dessa coleção e fazemos isso porque a gente acredita no poder da informação para você tomar as melhores decisões em suas compras. Outro atributo de Re Jeans é a certificação de origem para o algodão usado nessa coleção, o que consideramos uma parte importante do nosso compromisso socioambiental. As peças têm o selo da BCI (Better Cotton Initiative), organização global sem fins lucrativos que avalia e certifica o processo produtivo do algodão, atentando para práticas como o uso eficiente da água, a saúde do solo, a manutenção do habitat e a qualidade final da fibra, além de prezar pelas relações justas de trabalho.

No caso dos itens com lavagem crua da coleção, a água usada na fase de confecção e acabamento da peça é reutilizada, chegando a recircular no sistema até sete vezes, e apenas o necessário é reposto com água de chuva. Algumas peças contêm, ainda, botões de papel reciclado. Já as peças com lavanderia média têm técnicas que economizam até 95% de água nos processos de acabamento. Também é usada uma tecnologia de laser e ozônio para substituir parte dos produtos químicos e economizar ainda mais recursos hídricos.

Re Jeans é uma coleção que faz parte do nosso selo Re – Moda Responsável. A primeira coleção foi lançada em 2018 e esgotou rapidinho. Essas iniciativas de upcycling fazem parte do nosso manifesto de sustentabilidade publicado em 2018, com o qual formalizamos nosso compromisso de elevar para 80% até 2021 os produtos feitos com matérias-primas e processos menos impactantes.

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS POR E-MAIL