Desenvolvimento de fornecedores para uma moda responsável

18/08/20|MODA

A gente sabe que nossos consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos em relação à origem de seus produtos. É pensando nisso que a Renner vem apoiando o desenvolvimento de seus fornecedores, que ajudam a produzir a moda que está em nossas lojas de uma maneira cada vez mais sustentável. E quando falamos em práticas sustentáveis, isso vai além de construir parâmetros para a sede administrativa em Porto Alegre e as mais de 600 lojas no Brasil, Argentina e Uruguai. Também é uma postura que precisa estar presente em toda nossa cadeia de fornecimento.

Neste momento, em que muitos empresários e empreendedores lutam pela sobrevivência de seu negócio, a Renner, por meio de uma parceria com o Sebrae, está treinando a sua cadeia de fornecimento para temas relacionados à sustentabilidade do negócio. Além da capacitação para a gestão de pessoas e assuntos trabalhistas, esses treinamentos incluem assuntos ligados à economia de energia, diversidade, empoderamento feminino, recursos hídricos, biodiversidade etc.

Estão participando dessa ação algumas oficinas de costura no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e, nesse projeto, utilizamos uma metodologia oficial da Organização das Nações Unidas para aplicação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, dos quais a Renner é signatária – ou seja, uma companhia comprometida em aplicar essas mudanças. O projeto envolve 138 empresas, entre fornecedores da Renner e seus contratados, chegando a cerca de 1,3 mil pessoas, sendo a maioria mulheres.

Temas como empreendedorismo, governança, liderança já vinham sendo trabalhados desde 2017 nessas capacitações. Os resultados obtidos com os participantes na etapa inicial do programa foram de 23% em aumento de produtividade, 11% mais pontualidade da entrega e redução de 42% nas peças reprovadas.

Agora, com essa etapa mais relacionada aos ODS, estão sendo realizadas oficinas em grupo e consultorias individuais para os donos e os funcionários. Depois, a empresa traça planos de ação para implementar ao menos um dos ODS no dia a dia da fábrica. Dos 17 ODS, o treinamento está priorizando sete: Acabar com a pobreza; Bem-estar; Educação inclusiva; Igualdade de gênero e empoderamento feminino; Promover crescimento; Promover consumo sustentável; e Sociedades pacíficas e inclusivas.

Ao estendermos nossos parâmetros de sustentabilidade para toda cadeia de fornecedores, estamos criando um ambiente de negócios muito mais pautado pela igualdade de gênero, bem-estar, qualidade de vida, produção e consumo consciente. Trabalhando em cooperação com os nossos parceiros, temos a certeza de estar construindo uma moda ainda mais responsável!

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