Dia da Amazônia: conservação ambiental passa pela educação

05/09/20|BEM-ESTAR

Para exercer seu compromisso com o clima, a Renner integra uma rede de organizações que trabalham para causar impacto positivo. Nesse Dia da Amazônia, queremos compartilhar um projeto de grande relevância na neutralização das emissões atmosféricas que vem sendo realizado em Rondônia com o apoio da Renner. É a iniciativa de Educação Florestal do Projeto REDD+ Manoa, que promove a conscientização da população local.

A Fazenda Manoa, em Cujubim (RO), é referência mundial na produção madeireira sustentável. A área do projeto atua como guardiã da rica biodiversidade ameaçada da região, servindo também como corredor ecológico entre as áreas de conservação locais. Ou seja, forma um bloco florestal de 480 mil hectares de floresta ligando essas áreas e servindo de passagem para o deslocamento da fauna que habita o local. Certificada pela Forest Stewardship Council (FSC), a fazenda também concentra capacitações para os pequenos produtores, associações locais, público jovem da região e para os próprios funcionários sobre técnicas de manejo sustentáveis. O objetivo é disseminar as melhores práticas de uso e conservação da floresta.

A estrutura, que recebeu um investimento de R$ 2,35 milhões, conta com uma área total construída de 850 m² e promove a educação ambiental, por meio de palestras, cursos e treinamentos que abordam assuntos de impactos ambientais, e a importância da exploração adequada do manejo. Iniciada em 2013, a iniciativa promove a conservação de 73.079 hectares de floresta amazônica, protegendo pelo menos 117 espécies de flora e 785 de fauna.

Por ano, o projeto consegue uma redução nas emissões de 279 mil toneladas de CO2 equivalente, além de capacitar cerca de 90 pessoas por meio das atividades do Centro de Educação, construído no local para receber, principalmente, escolas, universidades e instituições da região. Em 30 anos, estima-se evitar 22.118 hectares de desmatamento.

Apoiar esse projeto é um dos meios que temos para agir em defesa da floresta amazônica. Mas essa é apenas uma entre tantas ações do nosso pilar de sustentabilidade, que você pode conhecer clicando aqui. A Renner é um negócio carbono neutro desde 2016, compensando anualmente 100% das emissões de gases de efeito estufa, apuradas no inventário do ano anterior.

A Renner também integra o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, que vem atuando em defesa da agenda do desenvolvimento sustentável e no combate ao desmatamento na Amazônia. Recentemente, junto de uma série de outras empresas brasileiras, a Lojas Renner S.A. emitiu um comunicado público chamando atenção para a imagem negativa do Brasil no exterior em relação às questões socioambientais na Amazônia. No documento oficial, as companhias signatárias se colocaram à disposição do governo brasileiro para contribuir com soluções.

A Renner considera que é possível promovermos uma moda responsável. Por isso, todas as nossas operações priorizam um equilíbrio entre questões econômicas, sociais, ambientais e de governança corporativa. Quando você compra na Renner, está fazendo parte do nosso compromisso com a sustentabilidade!

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS POR E-MAIL