Arte no detalhe: navegue pelas obras sem sair de casa

04/11/20|MODA

Você já parou em frente a uma imagem e ficou um bom tempo olhando para os detalhes, imaginando o que cada traço quer dizer ou lembrando de histórias da sua própria vida que estão representadas ali? Muitas obras de arte provocam isso na gente, e também têm muito a nos ensinar com as novas referências que trazem.

Amanhã é o Dia Nacional da Cultura e o Renner Cultural está preparando atividades e conteúdos especiais, tudo para aproximar você da cultura e da arte. Mas hoje, para começar o nosso aquece, vamos mergulhar em várias obras de artistas que fazem parte do acervo dos nossos museus parceiros. ;)

Já conhece o Google Arts&Culture? É uma rede que tem vários perfis de museus, onde são disponibilizadas exposições, obras e muitas informações em forma de tours de realidade virtual. As imagens são tão nítidas que você pode dar zoom em uma obra de arte até enxergar detalhes que poderiam passar despercebidos a olho nu, como as pinceladas do artista. Pra você aproveitar muito tudo o que os museus oferecem online, fizemos uma curadoria de cada museu. Você vai adorar, vem ver!

// MASP - VOCÊ CONHECE O BRASIL ANTIGO?

No perfil do MASP, você pode navegar pela exposição Arte do Brasil até 1900 e conhecer mais sobre a história do nosso país através de obras, documentos e fotos produzidas aqui por brasileiros ou estrangeiros desde o século 17 ao 19, do período colonial à República.

É incrível descobrir como eram as paisagens brasileiras naquela época, quando as cidades ainda não tinham prédios e praticamente todas as viagens eram feitas pelo mar.

E também dá pra imaginar como era o comportamento das pessoas que viveram no período. Já ouviu falar na brincadeira bilboquê? Nessa pintura a gente pode ter uma ideia do que é: tentar acertar uma bolinha, presa por uma corda, dentro do suporte redondo do brinquedo apenas balançando ele com as mãos.

Mas não tinha só trabalho ou brincadeiras: o hábito da leitura também já fazia parte do dia a dia das pessoas. Até porque as cartas eram o meio mais usado para se comunicar com quem estava longe.

 

Acesse o perfil do MASP que tem muuuuito mais pra você descobrir. ;)

// FUNDAÇÃO IBERÊ - ENTRE A PINTURA E A PERFORMANCE

Grandes painéis em fórmica, fotografias, desenhos de figurino e até um vestido pintado por Iberê. Tudo isso você pode ver de pertinho na exposição No Drama, do artista Iberê Camargo, que revela um ator-artista no ato de sua pintura.

As obras misturam diferentes estilos de atuação no palco - dança, música e teatro - e trazem desenhos de figurinos inspirados nelas.

Iberê também criou uma série de guaches inspirado na montagem da peça As Criadas, de Jean Genet, que ele assistiu em 1986 no Teatro Terreira da Tribo, em Porto Alegre, encenada pelo grupo Ói Nois Aqui Traveiz. Os mesmos atores que fizeram a peça serviram de modelo para os desenhos no ateliê do artista.

Vem ver mais no perfil da Fundação Iberê, tem um universo de arte pra você explorar.

// INSTITUTO TOMIE OHTAKE - A ARTISTA DA SÍNTESE

Nascida no Japão, mas naturalizada brasileira, a artista plástica Tomie Ohtake passeia entre o abstracionismo informal e a busca pelas formas simples. No perfil do Instituto que a homenageia e tem o seu nome, encontramos a exposição online que traz todas as fases criativas dela: desde as primeiras aulas de pintura, em 1952, até suas obras mais recentes.

Nos anos 1960, Tomie desenvolveu uma série de pinturas que fez às cegas, de olhos vendados mesmo! E o resultado é impressionante: uma mistura cores e camadas em formas que revelam outros sentidos, que não a visão.

Usando revistas japonesas e brasileiras, a artista também criou colagens e desenvolveu pinturas e gravuras sobre elas. Mantendo a imprecisão dos rasgos do papel e trazendo nuances de cores fortes e contrastantes.

Você pode descobrir muito mais sobre as formas simples e curiosas de Tomie acessando o perfil do Instituto. ;)

// MUSEU DO AMANHÃ - OS HUMANOS DO PORTO

O Museu do Amanhã fica na Região Portuária do Rio de Janeiro, onde se vê a miscigenação carioca andando por lá todos os dias. E você pode ver tudo isso na exposição online Os Humanos do Porto.

Como em um documentário fotográfico, você conhece novos rostos e histórias, podendo se identificar com elas ou descobrir outras possibilidades de vida diferentes da sua.

No perfil do Museu do Amanhã você também pode ver exposições cheias de inovação e tecnologias, como a Inovanças - Criações à Brasileira, que convida você a caminhar virtualmente dentro do museu e conhecer várias criações pensadas e desenvolvidas por brasileiros que transformam vidas no país e no mundo.

 

E aí, gostou dos spoilers de arte e cultura que a gente trouxe? Então, visite o perfil de cada museu dentro do Google Arts&Culture e navegue por cada detalhe de muitas obras de arte que vão encantar você. <3

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS POR E-MAIL