Dia da Água: como a Renner vem cuidando desse recurso tão precioso?

22/03/21|MODA RESPONSÁVEL

A semana começa com uma data importante para ampliar nossos horizontes sobre o tema dos recursos naturais. Neste 22 de março é o Dia Mundial da Água e queremos aproveitar a data para compartilhar o que a Renner tem feito para preservar esse recurso precioso à vida – seja reduzindo o uso ou promovendo uma gestão ecoeficiente, que oferece formas mais inteligentes de consumo em todas as etapas da nossa atividade.

Nosso compromisso de moda responsável tem como princípio fundamental oferecer produtos menos impactantes, e a água é uma parte importante dessa preocupação. A Renner está criando uma maneira própria de cuidar da água, com ações práticas para o baixo consumo nas lojas, iniciativas de reuso que estamos implantando em toda a nossa rede. Além de criar continuamente mecanismos para monitorar e diminuir o consumo de água em nossas operações, nós criamos coleções especiais com atributos de sustentabilidade e redução do consumo de água no processo produtivo.

No ano passado, lançamos a nova coleção Re Jeans. Além de reduzir a geração de resíduos, esses produtos têm um consumo 44% menor de água ao longo do seu ciclo de vida. Outra novidade muito interessante relacionada ao tema é nosso projeto pioneiro de estamparia digital. A Renner foi a primeira entre as grandes varejistas de moda no Brasil a investir nessa tecnologia que não consome água para estampar e ainda resulta na agilidade de produção para as lojas e o e-commerce.

A Renner nunca para! Nossa operação no Brasil, Uruguai e Argentina exige redes de abastecimento de água em nossa sede de Porto Alegre, escritórios, lojas e Centros de Distribuição. Para o escritório central e Centros de Distribuição, contamos com sistema de captação de água da chuva para reuso. Além disso, desde 2020, os projetos de lojas novas e reformas passaram a contar com medição automatizada do consumo. Até o fim deste ano, a meta é alcançar um total de 25 lojas com automação.

Existe outra etapa importantíssima da qual também cuidamos com atenção: a utilização de água pelos nossos fornecedores. Para minimizar esse impacto, desde 2018 desenvolvemos o projeto Produção Mais Limpa (P+L) junto à cadeia de fornecimento, buscando a redução do consumo e a circularidade. Esse projeto começou de forma experimental em fornecedores de jeans, onde pudemos criar indicadores de consumo e estabelecer oportunidades de reuso.

A partir desse diagnóstico, em 2019 desenvolvemos internamente uma metodologia própria para medição da Pegada Hídrica – ou seja, o cálculo do consumo de água em tempo real nas etapas de produção, classificando aquela atividade em três faixas de consumo: baixo, médio e alto. Para garantir a credibilidade dos dados, submetemos nossa metodologia à análise de uma terceira parte e conquistamos sua validação.

Em 2020, depois de oferecer treinamento para apoiar nossos parceiros nesse novo processo, passamos a exigir que os fornecedores de jeans utilizem a metodologia, monitorem e reportem seu consumo de água à Renner. Auditorias semestrais são realizadas para verificação dos dados. No final do ano passado, após as auditorias, 16% dos fornecedores da cadeia do jeans (responsáveis por 22% da produção dessas peças) foram certificados e aptos a usar o selo de baixo consumo. Com esse processo, a Renner também tem subsídios para informar os clientes sobre o consumo de água na produção de cada peça de jeans. Legal, né?

Outra ação que impacta no consumo hídrico, ainda que indiretamente, é a redução de sobras na etapa da confecção. Já faz quatro anos que estamos trabalhando com os fornecedores de malha, jeans e tecido plano, outro aspecto do projeto Produção Mais Limpa (P+L). Com isso, estamos melhorando os processos de confecção, reduzindo geração de resíduos têxteis e trabalhando para que as sobras de tecidos da produção se transformem em novas peças!

Desde 2018, todos os fornecedores de jeans, malha e tecido plano da Renner foram incluídos nesse projeto de redução de resíduos. Conseguimos uma redução superior a 47 toneladas de resíduos têxteis. A melhoria contínua dos nossos produtos e processos é um modo que a Renner tem de respeitar você e o planeta, oferecendo produtos cada vez menos impactantes. Todo dia, podemos fazer novas escolhas melhores pra gente, melhores pro mundo!

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS POR E-MAIL