Fazer suas peças durarem mais também é moda responsável!

Aqui na Renner, continuamente estamos analisando o impacto de nossos produtos e criando soluções em parceria com nossos fornecedores para promover a economia circular com processos menos poluentes, matérias-primas menos impactantes e descarte adequado dos resíduos. Em todas as nossas marcas, temos peças que levam o selo Re Moda Responsável, expressando nossos esforços para minimizar os impactos da nossa atividade na cadeia da moda. Mas depois que a roupa vai para sua casa, contamos com você no compromisso de tratá-la com carinho e fazer com que sua vida útil dure ao máximo.

Existem três caminhos para fazer sua peça ficar como nova por mais tempo. O primeiro passo mais essencial de todos é ler e seguir as instruções da etiqueta para lavagem e conservação. Tendo as informações corretas, faça uso delas. Geralmente, a gente esquece as orientações quando junta muitas peças de diferentes tecidos, tingimentos e acabamentos e coloca tudo junto na mesma lavagem. Isso pode apressar o desbotamento e causar deformidades na roupa muito mais rápido.

Em segundo lugar, existem modos alternativos de usar sua peça mais vezes antes de lavar, como, por exemplo, deixando que arejem ao vento. Lavagens representam mais uso de água e produtos químicos. Em geral, o sabão para roupas contém muitos químicos que ficam no meio ambiente em forma de resíduos. Além disso, eles aceleram o desgaste das roupas. Pense bem: às vezes, é possível resolver essa questão arejando suas peças. Por último, sempre que possível, acumule um bom número de peças para lavagem e deixe que as roupas sequem ao natural. Secadoras deterioram muito rapidamente as roupas, além – obviamente – de representarem mais um gasto de energia.

Agora, voltando uns passos atrás, ao momento de comprar um item que é básico na vida de todos nós: o jeans. Escolhendo um produto amigável ambientalmente como o nosso Re Jeans, você pode reduzir muito o impacto decorrente do processo de produção. Nossas peças são feitas com algodão responsável, menos uso de água ou, ainda, utilizando técnicas de upcycling.

A Renner criou toda uma metodologia para calcular a quantia de água empregada em cada peça ao longo da confecção e do acabamento. De acordo com esse levantamento, em comparação com um jeans normal, uma peça Re Jeans tem menos 45% de impacto ambiental em todo o seu ciclo de vida e menos 44% de consumo de água.

Além de ser produzido com fios reciclados, nosso Re Jeans tem baixo consumo de água em sua confecção, aviamentos mais sustentáveis e menor utilização de produtos químicos. Atualmente 74% dos jeans já são responsáveis e, até o fim do ano, queremos que todos eles sejam Re Jeans.

A trajetória de moda responsável da Renner se fortalece a cada dia, mas essa jornada só fica completa porque contamos com você!