O que o gua sha e o roller de jade podem fazer pela sua pele

As massagens feitas com cristais como jade e quartzo rosa fazem a gente ser transportado para as origens da sabedoria milenar chinesa. A utilização do gua sha, porém, tinha, na China antiga, objetivos médicos, e a descoberta para fins estéticos aconteceu bem depois. “O gua sha era originalmente usado para duas condições: o colapso repentino do corpo devido à insolação e para tratar doenças sazonais, como um resfriado”, conta Ping Zhang, guru da medicina tradicional chinesa em Nova York e acupunturista pioneiro no campo do rejuvenescimento facial, numa reportagem da revista Vogue americana. A autora do texto, uma jornalista de origem chinesa, fez a investigação surpresa por nunca ter ouvido falar do gua sha ou do roller de jade na China, antes de virarem moda no Ocidente.

Não há documentos do uso do roller de jade por dinastias chinesas, embora haja citações em textos antigos à utilização da pedra de jade para clarear manchas na pele. De qualquer maneira, dermatologistas como a americana Suzanne Friedler, deste mesmo texto da Vogue, afirmam que a massagem facial, feita com as mãos ou com pedras, aumenta a circulação, promove uma drenagem linfática e diminui inchaço, além de dar mais luminosidade à pele. A temperatura fria da pedra, especialmente se os acessórios forem colocados por um tempinho na geladeira, também ajuda a desinchar a pele – é o equivalente à colher gelada que se usava antigamente para diminuir as olheiras. Aqui, vale trocar pelos lindos massageadores de metal com duas bolinhas, já viu?

No caso das pedras, há ainda o benefício atribuído à energia de cada uma em terapias holísticas. O quartzo rosa serviria para acalmar e desinflamar a pele e dar luminosidade, enquanto o jade seria bom para liberar tensões e reduzir o estresse. Há muitos vídeos no youtube que ensinam como fazer a massagem com o gua sha e com o roller de jade, com movimentos ascendentes, e sempre sem fazer muita fricção, pois isso pode irritar a pele. No caso do gua sha, ele tem dois lados formatados para se encaixarem na parte da mandíbula (o maior) para massagens de dentro para fora tanto do queixo para as orelhas, como do canto da boca para as têmporas, da maçã do rosto para as têmporas. Escolha o seu acessório preferido, de uma busca “massagem roller de jade” ou “massagem gua sha” no Youtube, e capriche no ritual!

Ps. Aqui há uma opção de massagem com gua sha e aqui, com roller de jade.