Vitamina C: os benefícios para a pele e como incluí-la na sua rotina de beleza

14/05/21|BEM-ESTAR

Você sabia que a vitamina C pode ajudar a uniformizar o tom da pele, atenuar linhas finas, estimular a produção de colágeno e dar aquele viço que a gente tanto procura? Pois é, de uns anos para cá, essa vitamina que é um nutriente antioxidante essencial para o crescimento e a recuperação de tecidos em todas as partes do corpo, incluindo a pele, virou praticamente uma unanimidade do skincare. De dermatologistas brasileiros a instituições de saúde e dermatologia renomadas internacionalmente, a maioria recomenda o uso de um creme ou sérum com vitamina C – ingerir vitamina C por meio da alimentação (frutas cítricas são grandes fontes, como a laranja) ou de suplementação oral faz bem para a saúde, mas pode não ser suficiente para agir de maneira tão pontual na pele, segundo a química especialista em cosmética Ron Robinson, em entrevista ao site de beleza americano Byrdie. Mas como incluir esse ativo queridinho do mundo da beleza na sua rotina?

Tipos de vitamina C e concentração

Primeiro de tudo, é bom saber que existem vários tipos de vitamina C. A pura é a conhecida como ácido ascórbico. O desafio, no caso dela, é estabilizá-la, já que ela diminui sua eficácia rapidamente quando em contato com o ar. Além do ácido ascórbico (procure por esse nome no rótulo), há as vitaminas C derivadas, que são menos potentes porém mais estáveis. A potência, aliás, vai depender da porcentagem de vitamina C no produto, da estabilidade do ativo e, muito importante, da constância na aplicação, que deve ser diária ou intercalada um dia sim, um dia não.

COMPRE O LOOK

Geralmente, os dermatologistas recomendam usar vitamina C com concentração a partir de 10% para perceber benefícios de clareamento de manchas e diminuição de linhas finas. Mas, abaixo disso, ela já pode trazer aquele viço à pele. Quando é pura, a porcentagem de vitamina C costuma aparecer no rótulo. As derivadas se transformam em vitamina C quando em contato com a pele, e não costumam revelar sua porcentagem. Um bom teste para saber se a sua vitamina C está funcionando é partir uma maçã ao meio, colocar uma fina camada do seu sérum de vitamina C numa das partes e esperar cerca de três horas. Se a parte com o produto permanecer mais clara, é porque a vitamina C está funcionando. Outra dica é procurar fórmulas que associem a vitamina C a outros antioxidantes, como a vitamina E e o ácido ferúlico: estudos apontam que, combinada, ela faz mais efeito.

Texturas e como usar

COMPRE O LOOK

A vitamina C pode ser usada tanto antes de dormir quanto ao acordar. Dentro dos passos da rotina de beleza, quando está na forma de sérum, ela deve ser aplicada logo após a limpeza da pele. Em seguida, pode aplicar o seu hidratante e o protetor solar. De maneira geral, os dermatologistas recomendam a textura em sérum para as concentrações maiores do ativo. Há séruns com uma textura mais densa, e outros com textura mais líquida, basta olhar no rótulo. Os cremes e óleos também podem conter concentrações altas do ativo, mas costumam ser mais oleosos.

COMPRE O LOOK

Para conseguir aquele glow instantâneo de pele iluminada, uma boa opção são as máscaras faciais com vitamina C. Os sabonetes também dão esse efeito mas, assim como as máscaras, por ficarem pouco tempo em contato com a pele, ficam só com essa função de iluminar. Porém, lembre-se sempre da história da constância: todos os dias passando um sabonete com vitamina C por anos pode acrescentar benefícios, né?

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS POR E-MAIL