4 jeitos de mudar a cara do moletom, o melhor amigo da quarentena

Mas não há motivo para terminar essa parceria: o uso da peça vai muito além da praticidade e do conforto, e ela fica especialmente interessante combinada com itens usados em ocasiões mais formais ou sociais, como a alfaiataria e as peças com design fashionista. Quer ver? Então acompanhe as três dicas a seguir e veja como dá para renovar os votos com seu moletom ainda por muito tempo.

1. Variar tamanho e modelagem

Em termos de comprimento, os moletons alongados e oversized e os cropped saíram direto das passarelas para atualizar a peça no seu guarda-roupa. Na modelagem, o destaque fica para os ombros deslocados para baixo, volumes formados por frisos ou franzidos e, especialmente, mangas maiores e bufantes.

2. Investir em sobreposições

Um dos truques mais estilosos e que mudam completamente a cara do moletom é vesti-lo por cima de uma camisa social. A gola dá o toque de compostura que às vezes falta ao nosso amigo de um jeito muito charmoso. Se deixar a barra da camisa para fora da calça, fica mais fashionista; se colocar para dentro; mais arrumado.

Todo tipo de gola aqui é bem-vindo e provoca um efeito diferente: no caso da gola redonda, tipo vestido de criança, fica com um ar mais girlie. Se estiver muito frio, vale apostar num casaco que faça um mix de texturas com a peça, como o modelo caramelo peludinho da foto. E para dar aquele toque de estilo sem mudar a temperatura, um corta-vento colorido ou estampado fica uma graça.

3. Trocar a parte de baixo

Aqui, esqueça a boa e velha calça de moletom ou o shorts tipo pijama. Para dar aquela injeção de estilo ao moletom, o negócio é partir para o universo da roupa social com toque fashionista, como a saia mídi plissada de crepe e a calça com corte de alfaiataria.

Outra opção é o casual com design fashion, caso do shorts de linho soltinho e a calça tipo pijama com estampa de onça. O mix de bloco de cores – azul claro e verde militar, azul claro e vermelho terracota, preto e verde, preto e terracota, também atualiza o look.

4. Fazer conjunto

Criar conjuntos com peças de outros tecidos e ocasiões a partir da mesma cor é um jeito simples e poderoso de elevar o moletom a outra categoria. Com o shorts curtinho, é legal optar por um modelo bem solto de blusão, para fazer aquela composição cool do largo + curto. Se optar por um moletom mais justinho, aí a calça pode ser mais solta. Tudo mais largo, com toque de alfaiataria na parte de baixo, entra de um jeito descolado na tendência do oversized.

E, por último, o mix de texturas, aqui, feito com o tricô da calça jogger vermelha mais justinha, que fica ótima com o moletom solto (dá até para comprar um ou dois números maiores para evidenciar o efeito).