Festa Junina: dicas de looks para curtir a data sem sair de casa

Em 2021, mais uma vez as festas juninas estão suspensas pelo risco de aglomeração, mas nada impede que você comemore a data no seu arraial particular, em casa, animando quem mora com você com brincadeiras como a de se fantasiar de caipira, colocar um som, e fazer uma quadrilha em casa. Ou montar uma mesa de paçoca de rolha, milho cozido e testar uma receita de arroz doce tirada da internet no fim de semana. Para entrar no clima da brincadeira, seguem sugestões inspiradas nos trajes típicos da comemoração. Afinal, festa junina é mais do que uma festa, é um estado de espírito!

Mulheres de um lado…

O vestido tradicional da festa junina é de chita, mas dá para pegar a ideia do floral e do xadrez, estampa típica da festa, e fazer releituras. O mix de estampas é muito a cara da data, como a saia xadrez com a blusa floral. O xadrez da camisa vai também para os vestidos. Para arrematar, maria-chiquinhas ou uma tiara tipo lenço amarrado com print floral.

Outra opção é ir na onda do traje masculino. Dá até para fazer par com o marido com a camisa xadrez de flanela vermelha e preto. Não esqueça as sardas na bochecha feitas com lápis de olho preta.

 

… Homens do outro

Os mais animados podem até costurar retalhos na calça jeans. Ou aproveitar para adquirir uma boa camisa xadrez e arrematar com uma bandana no pescoço. Meias coloridas xadrez também ficam divertidas. Bigode pintado com lápis de olho preto de maquiagem é a cereja do bolo.

Olha a cobra! É mentira, criançada!

Para as crianças é ainda mais importante provocar a imaginação, e as roupas e acessórios são uma diversão extra. Dá-lhe pintar sardas, bigodinhos e até dente preto com maquiagem! Uma ideia legal é fazer uma contação de histórias de lendas brasileiras, como a do saci-pererê, mula-sem-cabeça, que remetem à nossa cultura regional.