Guia do skincare de inverno: produtos e dicas para cuidar da pele no frio

Com a chegada do frio, não só as roupas, mas a pele do rosto e do corpo também mudam. É que, durante o inverno, a umidade do ar fica menor e as temperaturas mais baixas levam à diminuição da transpiração corporal, o que faz com que a pele se torne mais seca, explica o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Os banhos mais quentes – como resistir? – dão uma agravada no problema, já que retiram a oleosidade natural, o que diminui a retenção de água na cútis. As peles secas sofrem especialmente com o inverno, mas as mistas e até oleosas também precisam de hidratação extra. Para garantir uma pele saudável e viçosa, veja as dicas a seguir, e de quebra, ainda aproveite para transformar o momento de cuidado com a pele numa grande experiência sensorial.

NO BANHO

Ok, pode confessar, não dá muita coragem de sair do banho quente e passar hidratante no corpo inteiro com aquele vento frio batendo nas costas. Mas calma que tem solução. Uma delas é apostar em óleos de banho, com função de hidratar e limpar ao mesmo tempo. Basta passar no corpo e enxaguar. Para isso, experimente o óleo corporal de banho Nuxe Prodigieux e o sabonete corporal em óleo Tracta. Outra opção é aplicar óleos hidratantes ainda dentro do box, com o corpo úmido. O Huile Prodigieuse e o óleo relaxante da Clarins ainda têm um aroma delicioso. Depois, só secar com a toalha normalmente. A vantagem – além de não passar frio – é que a umidade da pele aumenta a absorção do produto, sabia?

ROSTO: NOVAS TEXTURAS

Novas texturas e tecnologias garantem hidratação intensa sem pesar na pele. O sérum-óleo Dior Capture Youth Intense Rescue é um bom exemplo, com nutrição intensa do óleo e a leveza do sérum. Para hidratação com frescor em peles mistas e oleosas, a textura creme-gel do Hidralife, também da Dior, é uma opção, assim como o hidratante em gel da Océane. Já o hidratante restaurador Cicalisse, da Embryolisse, é aquele multifuncional bom para passar em áreas ressecadas e sensíveis diversas: do rosto a cotovelos, mãos, e até lábios. E ainda pode ser usado por crianças a partir de 3 anos.

MÃOS PROTEGIDAS

Se o uso do álcool gel ressecou as nossas mãos no verão, no inverno é preciso ter atenção redobrada para manter a pele hidratada e confortável. Aproveite as fragrâncias dos cremes e faça uma breve sessão de aromaterapia, esfregando as mãos e aproximando-as em concha perto do nariz.

CORPO: HIDRATAÇÃO NA MEDIDA

Dependendo do nível de ressecamento no corpo, aposte em um hidratante mais leve ou mais poderoso. A dica é ter os dois tipos, e aplicar o Neutrogena Body Care Intensive em áreas como joelhos, cotovelos e canela, e os mais aquosos nas partes menos ressecadas.