MASP Renner: a dança entre arte e moda

13/09/21|MODA

Não é de hoje que moda e arte andam juntas. É como uma dança magnética. A costura invisível que une essas duas artes é similar à conexão entre duas amigas que terminam as frases uma da outra antes mesmo de terminarem de pensar, sabe como? Uma conexão inseparável que gera um resultado criativo surpreendente. E é isso que trouxemos para você aqui. Vem ver!

Coleção MASP Rhodia na década de 1960.

Salvador Dalí não nos deixa mentir. O artista surrealista se uniu a Christian Dior em 1951 e dessa colaboração surgiu o "Costume de 2045", um vestido futurista de seda azul, acompanhado de um cajado vermelho e um acessório para a cabeça nada convencional. A criação foi apresentada em um desfile no MASP, um dos primeiros desfiles de moda a acontecer em um museu brasileiro e gerou alvoroço entre os convidados. Bom, ainda faltam 24 anos para mordermos a língua mas, apesar de pouco provável que o look venha a ser uma trend no ano de 2045, na moda, nunca diga nunca, certo?

 

Sophie, modelo parisiense, exibe, no desfile do Museu de Arte, o traje do futuro, criado por Salvador Dali. 28.03.1951.

Em 2018, a Renner se juntou ao MASP para criar um projeto que propõe a colaboração inédita entre estilistas e artistas plásticos brasileiros. A ideia é que as duplas trabalhem juntas para a criação de uma coleção, que depois será integrada ao acervo do museu. O projeto, denominado MASP Renner, foi idealizado para acontecer em três fases, cada uma com uma curadora convidada responsável por selecionar as 10 duplas de estilistas e artistas para endossar o coro dessa colaboração criativa.

Processo criativo do projeto MASP Renner.

A primeira coleção foi organizada pela curadora Patrícia Carta, em 2018, e contou com duplas de nomes de peso, como: AVAF e Amapô, Sandra Cinto e Lucas Magalhães, Leda Catunda e Marcelo Sommer, Beatriz Milhazes e Andrea Marques, Daniel Senise e Gilda Midani, Ronaldo Fraga e Ibã Huni Kuin, Reinaldo Lourenço e Alexandre da Cunha, Iran do Espírito Santo e Marta Espírito Santo e, por fim, Alexandre Herchcovitch e Caetano de Almeida. Abaixo algumas das criações da primeira edição:

Já na segunda temporada, Lilian Pacce foi a curadora da coleção, que convidou as duplas de artistas e estilistas Ayrson Heraclito e André Namitala, Detanico Lain e Walter Rodrigues, Erika Verzutti e Isabela Frugiuele, Jaime Lauriano e João Pimenta, Laura Lima e Guto Carvalho Neto, Laura Vinci e Gloria Coelho, Sonia Gomes e Gustavo Silvestre, Valeska Soares e Paula Raia, Vivian Caccuri e Francisco Costa para se juntar ao time de 2019-2020. Na imagem abaixo você confere parte do resultado dessa sinergia:

O terceiro e último ciclo do projeto inicia esse ano, sob o comando da curadora Hanayrá Negreiros, que promete trazer novidades e uma lista eclética para os nomes das duplas que irão criar a próxima coleção. Vai um spoiler? A possível lista conta com nomes de diferentes áreas da arte e da moda. E aí, algum palpite?

Hanayrá Negreiros

Hanayrá é formada em moda e mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP, mas a moda já estava presente na sua vida muito antes de sua formação: "Moda, para mim, é uma herança de família. Construí toda a minha trajetória pensando histórias da moda e estéticas negras". Ela ministra cursos sobre como a indumentária revela memórias e saberes sobre a cultura negra. Foi professora no MASP Escola, onde ministrou o curso ‘Histórias do vestir: cinco artistas negros no acervo do MASP’. O background da educação estará também muito presente na sua jornada no MASP Renner, pois afirma que busca trazer para o espaço da moda questões contemporâneas, como anti-racismo e decolonialidade, a fim de ampliar ainda mais o papel da moda para uma plataforma de discussão sobre diversas questões da sociedade.

Por aqui já estamos contando os dias para o início dessa última temporada e para poder ver o resultado dessa união potente entre a arte e a moda. Todas as criações, desde a primeira edição até a terceira, estarão presentes em uma exposição no MASP e será criado um catálogo especialíssimo sobre o projeto, a ser lançado em 2023. Siga nos acompanhando por aqui para ficar por dentro de tudo.

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS POR E-MAIL