Craftcore: a delicadeza dos trabalhos manuais para a moda

O craftcore chegou como resultado de dois encontros: o retorno da moda dos anos 70 e o aumento dos trabalhos manuais. Durante o isolamento, a técnica foi destaque e serviu como refúgio à ansiedade com a sua vibe confortável e atemporal. Atemporalidade, aliás, é uma das palavras-chave da moda e se conecta bastante com processos artesanais. É que o fazer manual, técnica enaltecida pelo craftcore, fala sobre o tempo, cuidado e versatilidade também, porque deste cruzamento de linhas, cria-se de casacos à regatas.

Foi do trabalho manual dos jovens criativos dos anos 1970 que surgiu o Do It Yorself (DIY – também conhecido como “faça você mesmo”). Bolsas, cintos, blusas e até acessórios e calçados foram feitos a partir de fibras naturais com técnicas de tricô, bordado, crochê e macramê. Deste casamento, do artesanal com o atemporal, surgiu peças graciosas, que unem o melhor dos dois universos e que vão preencher seu guarda-roupa com cores, delicadeza, maciez e estilo, claro.

Acessórios

Do dia à noite, as bolsas prometem fazer sucesso com suas cores e combinações fáceis: jeanswear, vestidos, saias, dia, noite, tarde…

Roupas

Não é só nas baixas temperaturas que o tricô reina, viu? O enlace das linhas também faz nascer regatas e vestidos e casam lindamente com calças jeans e sandálias. Não tem erro!

Calçados

As tramas naturais trançadas são lindas, bonitas de olhar e de caminhar também. Confortáveis, tem o frescor que os dias quentes pedem.

O artesanato ressignifica os nossos olhares e mostra que a técnica é uma verdadeira arte. E por falar nisso, o tema faz parte da nossa nova coleção, Somos Arte, que convidou artistas brasileiros para traduzir em roupas o significado de arte. Clique aqui e leia!