Gorpcore: tudo o que você precisa saber sobre a tendência do momento

Verdade seja dita: roupa vai além da função estética. Tem roupa que carrega valor sentimental, que é capaz de transformar a autoestima e confortar em momentos que buscamos mais segurança. Mais do que só vestir, no gorpcore, a moda tem função utilitária e reflete um estilo de vida. Confortável, livre e com vontade de viver, é assim que você vai se sentir após conhecer mais sobre essa tendência!

Afinal, o que é o gorpcore?

A tendência surgiu no final de 2017 e se intensificou nos últimos dois anos. O motivo? A necessidade de desbravar o mundo e explorar novos lugares além das paredes de casa. No inglês, “gorp” é um acrônimo para “good old raisins and peanuts”, uma mistura de castanhas e frutas secas feita para repor as energias durante caminhadas e trilhas.

E se a vontade é de viver ao ar livre, as roupas precisam refletir esse desejo. Por isso, a tendência gorpcore tem roupas funcionais, que transmitem conforto, liberdade e proteção. Com características únicas, possui peças bem diferenciadas. Livre da pressão estética, o gorpcore aborda o conceito anti-moda – tanto que a tendência também ganhou o nome de “ugly beauty”.

Quais são as peças da tendência?

O gorpcore faz uma combinação do esportivo com o utilitário. Aqui encontramos o conforto das jaquetas puffer overside, a proteção das capas de chuva coloridas, das jaquetas corta vento e dos chapéus, a versatilidade dos casacos flanelados e a praticidade das peças com velcro, bolsos e muitos zíperes, como as calças utilitárias.

Nos pés, não podem faltar as sandálias papetes ou as botas de montanhismo. Já no verão, as peças que ganham destaque são as camisetas de modelagem ampla e a bermuda de ciclista.

Como usar o gorpcore?

Para adotar a tendência, vale fazer um mix das peças de viagem com outras mais sofisticadas. Por exemplo: combine a jaqueta puffer colorida com jeans e salto, camisa alongada, vestido, ou calça de alfaiataria. Para deixar a capa de chuva fashion e funcional, use com vestido ou saia e finalize com uma bota de cano longo acima dos joelhos. Já pensou que o combo papete e boné podem deixar o slip dress menos ousado e mais divertido?

E aqui vão mais dicas de combinação: bermuda de ciclista, coturno e blazer; jaqueta corta vento com vestido curto; blusa de modelagem ampla, jeans e botas de montanhismo; calça cargo com salto; calça de alfaiataria, jaqueta corta vento e tênis. Enfim, existem múltiplas possibilidades, o segredo é sempre misturar elementos e peças.

Gorpcore é um estilo de vida

A tendência gorpcore traduz o contato com o natural através das roupas. É um estilo de vida que explora novas possibilidades e encontra na liberdade a sua essência. Liberdade para adotar novos hábitos, experimentar o diferente e viver com mais conforto.